29.3 C
Manaus
quinta-feira, 17 abril, 2025
InícioBrasilProcissão do Fogaréu; entenda tradição na Semana Santa

Procissão do Fogaréu; entenda tradição na Semana Santa

Date:


Nesta quinta-feira (17) acontece a tradicional Procissão do Fogaréu, um dos eventos que fazem parte do calendário católico da Semana Santa. A Celebração relembra a prisão de Jesus Cristo pelos soldados romanos. No Brasil, o destaque fica com a cidade de Serrinha, no interior da Bahia e em Goiás.

A celebração foi introduzida no Brasil em 1745 pelo padre espanhol João Perestrello de Vasconcelos Spíndola. Inicialmente, apenas homens participavam, atualmente as mulheres também podem participar.

O cortejo reproduz os últimos momentos de Cristo antes da crucificação, com a prisão de Jesus pelos soldados romanos no Monte das Oliveiras, conforme a tradição cristã. Durante o percurso, os participantes entoam cânticos penitenciais e a Ladainha de Todos os Santos.

O destaque é a presença de 40 farricocos, que representam os soldados romanos que desfilam carregando tochas, que são os fogaréus. Eles se vestem com túnicas coloridas, capuzes pontiagudos e caminham descalços durante a procissão.

Na Bahia, o evento acontece na cidade de Serrinha, no nordeste baiano. Cerca de 30 mil fieis percorrem a subida até a colina de Nossa Senhora Santana, o ponto mais alto da cidade, iluminando o caminho com velas e tochas.

A Cidade de Goiás, no estado de Goiás, é outro grande destaque nacional da celebração. O evento tem seu auge a meia-noite, quando os farricocos surgem com os fogaréus e o som dos tambores ressoam na cidade. Mais de 20 mil pessoas acompanham o cortejo.

A festividade é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia desde de 2020 e do estado de Goiás desde de 2023. A Procissão do Fogaréu acontece também na Espanha e em Portugal.



Fonte: CNN Brasil

spot_img
spot_img