Valdemar Costa Neto e Jair Bolsonaro se encontram com apoiadores no RJ (Divulgação)
16 de março de 2025
Jadson Lima – Da Cenarium
MANAUS (AM) – O presidente Nacional do Partido Liberal (PL), Valdemar da Costa Neto, criticou a alta de preços durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e pediu a volta do ex-presidente Jair Bolsonaro ao Poder. A declaração ocorreu durante o protesto em Copacabana, no Rio de Janeiro, que foi convocado pelo ex-mandatário para pedir anistia pelos condenados por terem invadido a sede dos Poderes em Brasília, no dia 8 de janeiro de 2023.
“Com esse governo o combustível ficou caro, a carne cara, a energia ficou cara. Agora eu quero pedir a vocês com ordem: Volta Bolsonaro, Volta Bolsonaro. Estamos vivendo um momento histórico no nosso País e isso se constrói numa nação forte com um povo forte. E vocês são o povo mais forte”, declarou Valdemar.
A Corte do Supremo Tribunal Federal (STF) julgou como ilegal as manifestações do dia 8 de janeiro, condenando inúmeras pessoas que depredaram o patrimônio público. Para o Supremo, os atos de vandalismo configuram, dentre vários crimes, abolição violenta do Estado Democrático de Direito.
O ministro do STF Cristiano Zanin marcou para o dia 25 de março o julgamento da denúncia sobre Bolsonaro e mais sete acusados de tentativa de golpe de Estado, por vários episódios investigados pelas autoridades envolvendo a derrota do ex-presidente nas urnas em 2022, considerados como antidemocráticos. Bolsonaro agendou para este domingo a manifestação pela anistia dele e de outros acusados que já estão presos por tentativa de golpe.

O presidente do PL ignorou, no entanto, a alta dos preços durante o governo Bolsonaro. Em 2019, após o preço da carne disparar nos supermercados, o então presidente da República sugeriu que os cidadãos brasileiros comprassem o pescado tainha. “Compre 1 kg de tainha, ganhe 1 tubaína’. Já que a carne está cara”, disse Bolsonaro em uma transmissão em rede social.
Apesar do teor da manifestação para pedir anistia pelos condenados por ataque aos prédios públicos em 8 de janeiro de 2023, Valdemar da Costa Neto não mencionou o tema em seu discurso. O discurso do presidente do PL durou pouco mais de um minuto.
Leia mais: STF marca sessão para julgar denúncia contra Bolsonaro
Editado por Izaías Godinho
Revisado por Gustavo Gilona
Fonte: Agência Cenarium