31.3 C
Manaus
quarta-feira, 23 abril, 2025
InícioPolíticaPresidente do INSS é afastado em operação que investiga fraudes em benefícios

Presidente do INSS é afastado em operação que investiga fraudes em benefícios

Date:


O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto, foi afastado do cargo nesta quarta-feira 23 em operação da Polícia Federal (PF) e da Controladoria-Geral da União (CGU), que investigam um suposto esquema de descontos não autorizados em aposentadorias e pensões no período entre 2019 e 2024.

A PF e a CGU apontam irregularidades em mensalidades associativas – descontos feitos diretamente nos benefícios e destinados a entidades como associações e sindicatos. Os prejuízos aos aposentados e pensionistas podem ter passado de 6 bilhões de reais. Além do presidente do Instituto, outros cinco servidores foram afastados.

Na operação desta quarta, quase 800 agentes, entre policiais federais e servidores da CGU, cumprem seis mandados de prisão temporária e mais de 200 de busca e apreensão. Foi determinado o sequestro de bens que, somados, chegam a 1 bilhão de reais. Entre os bens apreendidos há veículos de luxo, dinheiro vivo e relógios.

CartaCapital entrou em contato com o INSS em busca de posicionamento e aguarda retorno.

Carro de luxo apreendido na operação desta quarta-feira – Foto: Divulgação/Polícia Federal

A operação cumpre os mandados no Distrito Federal e em 13 estados das cinco regiões: Alagoas, Amazonas, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe.

Os investigados poderão ser acusados dos crimes de corrupção ativa, passiva, violação de sigilo funcional, falsificação de documento, organização criminosa e lavagem de capitais.

Afetados podem pedir exclusão do desconto

Os aposentados e pensionistas que tiverem desconto indevido de mensalidade associativa no contracheque podem pedir a exclusão do débito de forma automática pelo aplicativo ou site meu INSS. O serviço também pode ser solicitado pela Central 135, assim como diretamente às entidades associativas.



Por:Carta Capital

spot_img
spot_img