25.3 C
Manaus
domingo, 15 fevereiro, 2026
InícioBrasilPortugal investiga acidente com Elevador da Glória que deixou 17 mortos

Portugal investiga acidente com Elevador da Glória que deixou 17 mortos

Date:

[ad_1]

ouça este conteúdo

00:00 / 00:00

1x

Lisboa amanheceu em luto nesta quinta-feira (4) após o grave acidente com o Elevador da Glória, um dos principais cartões-postais da capital portuguesa. O bondinho descarrilou durante a descida da encosta e colidiu contra um prédio, deixando ao menos 17 mortos e 21 feridos. O desastre, considerado o mais grave já registrado no transporte turístico da cidade, interrompeu as atividades de todas as linhas de elevadores para inspeção de segurança.

As imagens do local mostram o tradicional vagão amarelo destruído, a poucos metros de outro veículo estacionado na base da colina. Segundo os bombeiros, 15 pessoas morreram ainda no local e outras duas não resistiram aos ferimentos durante a noite. Entre os sobreviventes, há turistas de diferentes nacionalidades, incluindo cidadãos da Alemanha, Espanha, França, Itália, Suíça, Canadá, Coreia do Sul, Cabo Verde e Marrocos, além de portugueses.

Testemunhas relatam momentos de pânico. Abel Esteves, de 75 anos, que estava em um dos vagões parados na base, disse que viu o bondinho descendo em alta velocidade. “Quando vi outro vagão descendo, disse à minha esposa: ‘Vamos todos morrer aqui’”, contou. “O vagão ganhou uma velocidade brutal, deu uma leve guinada e atingiu o prédio com um grande estrondo.” completou Abel.

As autoridades decretaram luto nacional, e as bandeiras foram hasteadas a meio mastro em homenagem às vítimas. A empresa Carris, responsável pela operação, afirmou em nota que todos os protocolos de manutenção estavam em dia, incluindo inspeções diárias e programas semanais e mensais.

Apesar disso, Manuel Leal, dirigente da Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans), lembrou que trabalhadores da linha já haviam relatado falhas relacionadas à tensão do cabo, o que dificultava a frenagem. A polícia agora concentra a investigação no sistema de freios e na integridade do equipamento.

Elevador da Glória é um dos pontos turísticos de Lisboa, acidente acende alerta (Foto: Reprodução)

Elevador da Glória

O Elevador da Glória, inaugurado em 1885, conecta a Praça dos Restauradores ao Bairro Alto e é um dos símbolos mais tradicionais de Lisboa. Os dois vagões, com capacidade para cerca de 40 passageiros cada, funcionam de forma contrabalançada, ligados por um cabo tracionado por motores elétricos.

Eliane Chaves, brasileira que vive em Lisboa há duas décadas e passa todos os dias pelo Elevador, disse estar abalada com o acidente. “É muito triste. “As pessoas dizem que foi negligência, mas não foi negligência. Eles supervisionam tudo minuciosamente. Foi um acidente, assim como pode acontecer com um avião ou um carro”, afirmou emocionada.



[ad_2]

spot_img