24.5 C
Manaus
sábado, 17 maio, 2025
InícioMundoPor que toalhas antigas secam melhor? Especialistas explicam

Por que toalhas antigas secam melhor? Especialistas explicam

Date:


Para responder esta pergunta, primeiro é preciso entender como as toalhas funcionam. Elas são compostas por fibras absorventes que, ao nível microscópico, se caracterizam por sua habilidade de atrair moléculas de água. Há diferenças se sua composição for natural ou sintética:

  • Materiais como o algodão têm alto nível de absorção devido a sua porosidade, o que os permite prender a umidade em sua estrutura fibrosa
  • Fibra sintéticas, usadas em panos de microfibra, são projetadas para expandir sua área e criar espaço entre os filamentos, aumentando assim sua capacidade de capturar e reter água.
Toalhas em um cesto
A capacidade de reter água é o que define a qualidade de uma toalha. (Imagem: Mariana Serdynska / Shutterstock)

Toalhas velhas realmente secam melhor?

Segundo a Fine Linen and Bath, a diferença de qualidade entre uma toalha nova e uma usada está no revestimento. “Isso ocorre porque as toalhas de algodão recebem um acabamento de silicone no final do processo de fabricação. Essa capa proporciona a sensação de ‘maciez’ aos clientes que tocam no produto enquanto fazem compras em lojas físicas”, explica a fabricante.

A cobertura de silicone diminui significativamente a capacidade de absorção de uma toalha. Para remover esse revestimento, o usuário deve lavar o produto antes do primeiro uso. Após diversas lavagens, os compostos químicos responsáveis pela maciez e outras propriedades estéticas são removidos totalmente.

O uso prolongado da mesma toalha também pode aprimorar sua capacidade de absorção. Segundo o Towel Hub, as fibras de algodão possuem pequenas alças que se abrem para prender a umidade. Com o passar do tempo, essas curvas crescem, o que aumenta sua capacidade de captação da água.

“Toalhas novas costumam ter fibras mais firmes, o que significa que não absorvem tanta água inicialmente. As fibras se soltam com o uso, o que melhora seu desempenho”, comentam os especialistas.

Pessoa tocando toalha macia
O revestimento de silicone dá a sensação de maciez ao cliente. (Imagem: ninaveter / Shutterstock)

Amaciante: o vilão das fibras

Há um limite para o aumento de qualidade das toalhas usadas. Com anos intensos de uso, as fibras se rasgam, aglomeram, ficam cobertas de óleo e outros compostos químicos, fazendo seu desempenho cair intensamente.

Segundo a Turkish Towel, um dos principais motivos para a perda de absorção é o acumulo de amaciantes. Para evitar isso, especialistas recomendam não o utilizar nas lavagens.

“Embora esses produtos deixem as toalhas com um aroma de campo florido, eles revestem as fibras com uma fina camada de produtos químicos que reduzem a capacidade da toalha de absorver água. Os amaciantes agem depositando uma capa de silicone ou óleos nas fibras, o que pode levar à formação de um resíduo ceroso que impede a absorção da água”, explica a companhia.

Toalhas sujas
Lavar sem o amaciante já o suficiente. (Imagem: Monika Wisniewska / Shutterstock)

Leia mais:

Como manter as toalhas em boa qualidade

Há uma forma de recuperar e preservar a capacidade de absorção das toalhas. A Fine Linen and Bath traz uma receita em três passos: 

  • Lave as toalhas em água morna ou quente em um ciclo comum de lavagem com um copo de vinagre branco.
  • Coloque na máquina pela segunda vez e lave usando apenas meia xícara de bicarbonato de sódio.
  • Deixe a toalha secar.

Em nenhum momento do processo utilize detergente ou amaciante. Após algumas lavagens, a diferença será perceptível. Com essas dicas, é possível fazer as toalhas durarem mais e evitar que percam qualidade com o passar do tempo. Com informações do IFL Science.



Fonte: Olhar Digital

spot_img
spot_img
Sair da versão mobile