[ad_1]
Qual a Porto Alegre que queremos? Será uma cidade que acolhe a maioria dos seus cidadãos, mais justa, democrática, participativa e ambientalmente sustentável? Ou uma metrópole desenhada conforme principalmente os interesses das suas frações mais abonadas?
Está na Câmara de Vereadores a proposta de um novo Plano Diretor para a Capital com muitas alterações para as diretrizes em vigor. Na palavra do prefeito Sebastião Melo, é “o melhor que poderia ser feito”.
Mas “melhor” para quem? O projeto, por exemplo, prevê espigões em bairros onde antes estavam vetados. Como a estrutura urbana de esgotos, água, tráfego e energia dará vazão ao acréscimo dessa demanda? Como regiões hoje ensolaradas ficarão com as sombras projetadas por edifícios de 100 metros de altura ou mais? Quem ganha e quem perde?
São estas as questões que estamos trazendo nessa edição através das visões do ex-prefeito Raul Pont, de conhecimento notório sobre as disputas pela cidade, e da vereadora Juliana de Souza (PT), que acompanha e participa na Câmara dos embates sobre as mudanças propostas.
O podcast De Fato é uma produção do Brasil de Fato RS em parceria com o SindBancários de Porto Alegre e Região.
Todo sábado, um entrevistado ou uma entrevistada debaterá os principais fatos em destaque no Rio Grande do Sul, no Brasil e no mundo.
Ficha técnica da edição:
Apresentação: Katia Marko e Ayrton Centeno
Direção: Marcelo Ferreira
Produção: Saraí Brixner, Fabiana Reinholz e Clara Aguiar
Roteiro: Ayrton Centeno
Trilha sonora original: Zé Martins
Edição e sonorização: Alexandre Garcia
Técnica: Diego Dorneles
Arte: Clara Aguiar
Voz das vinhetas: Nara Lacerda
[ad_2]
Fonte: Brasil de Fato



