29.3 C
Manaus
quarta-feira, 11 fevereiro, 2026
InícioBrasilPGR pede condenação de Bolsonaro e Braga Netto por golpe

PGR pede condenação de Bolsonaro e Braga Netto por golpe

Date:

[ad_1]

ouça este conteúdo

00:00 / 00:00

1x

A Procuradoria-Geral da República pediu a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ao STF (Supremo Tribunal Federal) por integrar uma organização criminosa que liderou uma tentativa de golpe de Estado no Brasil após a sua derrota nas eleições de 2022. Além do ex-presidente, a PGR pediu a condenação do general Walter Braga Netto, ex-candidato a vice-presidente na chapa de Bolsonaro, e outros cinco integrantes do chamado “núcleo crucial”.

O pedido de condenação consta das alegações finais, documento protocolado nesta segunda-feira (14). Agora, o STF (Supremo Tribunal Federal) vai abrir 15 dias para que as defesas apresentem suas alegações finais e os ministros depois irão produzir seus votos para o julgamento das acusações. Somadas, as penas previstas em lei podem ultrapassar 40 anos de prisão, em regime inicial fechado.

A PGR decidiu separar os 34 acusados pela tentativa de golpe em cinco documentos de denúncia distintos. Bolsonaro e Braga Netto estão no “núcleo principal”. Junto com eles estão: os ex-ministros  Augusto Heleno (GSI), Paulo Sérgio Nogueira (Defesa) e Anderson Torres (Justiça), assim como o almirante Almir Garnier, comandante da Marinha no governo Bolsonaro, e o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), que chefiou a Abin (Agência Brasileira de Inteligência).  Segundo a PGR, partiram desse grupo “as principais decisões e ações com impacto social” narradas na denúncia.



[ad_2]

spot_img