24.3 C
Manaus
terça-feira, 10 fevereiro, 2026
InícioBrasilPF encontra mensagens de Vorcaro ordenando ataques via influenciadores, diz jornal

PF encontra mensagens de Vorcaro ordenando ataques via influenciadores, diz jornal

Date:

[ad_1]

A Polícia Federal identificou indícios de que o banqueiro Daniel Vorcaro ordenou diretamente ações coordenadas nas redes sociais para defender o Banco Master, atacar autoridades públicas e descredibilizar jornalistas. As informações constam da análise preliminar do celular do empresário, apreendido em 17 de novembro durante sua prisão na Operação Compliance Zero. A informação foi divulgada pelo jornalista Aguirre Talento, do jornal O Estado de S. Paulo.

A PF encontrou diálogos em que Vorcaro repassa ordens a intermediários que não integram formalmente o quadro do banco. As ordens eram para que essas pessoas promovessem conteúdos favoráveis ao Master e organizassem ataques virtuais contra pessoas e instituições consideradas hostis aos interesses da instituição financeira. Procurada, a defesa do banqueiro não se manifestou.

As mensagens analisadas são anteriores à liquidação do Banco Master pelo Banco Central, decretada em 18 de novembro, um dia após a apreensão do telefone. Mesmo antes disso, já havia mobilizações nas redes contra o BC, motivadas pela demora na análise da venda do banco ao Banco Regional de Brasília (BRB), operação barrada pelo órgão regulador no início de setembro.

De acordo com fontes ouvidas pelo Estadão, o padrão de atuação identificado agora é semelhante à ofensiva virtual registrada mais recentemente, na virada do ano, quando instituições ligadas à liquidação do Master passaram a ser alvo de ataques coordenados.

Contratos com influenciadores previam pagamentos de até R$ 2 milhões, com cláusula de confidencialidade e multa de R$ 800 mil em caso de quebra de sigilo. Um dos envolvidos administra empresas ligadas ao jornalista de celebridades Leo Dias.



[ad_2]

ICL Notícias

spot_img
spot_img