26.3 C
Manaus
domingo, 20 abril, 2025
InícioPolíticaPF apreende R$ 1,7 milhão em operação que mirou 'prefeito tiktoker' de...

PF apreende R$ 1,7 milhão em operação que mirou ‘prefeito tiktoker’ de Sorocaba

Date:



Chegou a 1,7 milhão de reais o dinheiro apreendido na quinta-feira 10 na Operação Copia e Cola, deflagrada pela Polícia Federal para apurar suspeitas de desvio de verbas públicas na saúde de Sorocaba (SP).

A PF cumpriu 28 mandados de busca e apreensão em 13 municípios de São Paulo e da Bahia. Entre os alvos estava o prefeito de Soracaba, Rodrigo Manga (Republicanos).

Em Sorocaba, a PF apreendeu 36,8 mil reais. O maior volume estava na capital paulista (863,8 mil reais) e em Araçoiaba, no interior do estado (646,3 mil).

A contagem demorou porque havia uma grande quantidade de notas de pequeno valor — de 2, de 5 e de 10 reais, inclusive. Parte do dinheiro estava armazenada em caixas de papelão encontradas com alvos da diligência.

Policiais foram à sede da prefeitura de Sorocaba, à casa e ao gabinete do prefeito, à Secretaria de Saúde e ao diretório municipal do Republicanos, entre outros endereços.

A investigação começou em 2022, diante de suspeita de fraude na contratação de uma organização social para administrar e executar serviços de saúde em Sorocaba.

Os agentes ainda identificaram atos de lavagem de dinheiro, por meio de depósitos em espécie, pagamento de boletos e negociações imobiliárias.

Investigados também poderão responder por crimes como corrupção passiva, corrupção ativa, peculato, contratação direta ilegal e frustração de licitação.

Na relação de itens apreendidos há uma Porsche, uma BMW e um Toyota, na casa Marco Silva Mott, amigo do prefeito, segundo a TV TEM. Agentes também encontraram seis armas de calibre longo, 11 pistolas e diversas munições.

Após a operação, Manga divulgou um vídeo no qual aparece descalço, de bermuda e camiseta preta, ironizando as buscas feitas pela PF.

“Foi eu lançar minha pré-candidatura a presidente da República, pontuar em terceiro lugar nas pesquisas internas, em segundo lugar para o governo do estado, mandaram a Polícia Federal aqui em casa por causa da denúncia e acharam algumas coisas aqui em casa: bolo de cenoura, nutella e o pokémon que o meu filho tanto ama”, disse.

“Sabe o que eu vou fazer? Eu vou mudar minha pré-candidatura agora. Eu vou intensificar mais ainda. Eu não tenho medo de você, presidente Lula, e de nenhuma outra autoridade que está incomodada com a nossa ascensão. Nós vamos mudar este País.”

Em nota, a prefeitura de Sorocaba afirmou que a operação acontece no “momento de grande projeção da cidade e do nome do prefeito Rodrigo Manga no cenário nacional, inclusive pontuando com destaque em pesquisas para governador do estado de São Paulo e presidente do Brasil”.



Por:Carta Capital

spot_img
spot_img
Sair da versão mobile