O papa Leão XIV realizou sua primeira oração Regina Caeli neste domingo (11), reunindo mais de 150 mil fiéis na Praça São Pedro, no Vaticano.
A cerimônia, marcada por momentos de emoção, destacou-se pela firmeza do discurso do novo pontífice e sua habilidade em conectar-se com os presentes.
Segundo o especialista em Vaticano Raylson Araujo, o papa demonstrou saúde e jovialidade na duração do seu discurso e principalmente ao cantar a oração Regina Caeli.
O especialista diz que o modo de cantar foi uma surpresa: “Leão XIV puxou a oração à capela e foi acompanhado pelo seu rebanho”.
“Cada um contribui com o seu dom, com o que tem a oferecer”, complementa Raylson.
O que é a oração do Regina Caeli?
A Arquidiocese de São Paulo explicou à CNN que a oração do Regina Caeli (Rainha do Céu) — ou Regina Coeli — tem origem aproximadamente no século X ou XI.
Ela associa o mistério da encarnação de Deus com o evento pascal. Esta oração é rezada durante o tempo pascal, e, em outros tempos litúrgicos, os cristãos rezam o Ângelus.
Tradicionalmente, segundo a arquidiocese de São Paulo, a oração costuma ser feita de uma das janelas do Palácio Apostólico.
Além da oração, em sua fala, Leão XIV seguiu a linha de seu antecessor, enfatizando a importância de ouvir e encorajar os jovens em seu caminho vocacional.
“Não tenham medo”, foi o convite feito pelo papa aos jovens, reforçando a necessidade de guiá-los no amor e na verdade.
Apelo pela paz mundial
O novo papa fez um apelo eloquente pela paz, declarando “nunca mais à guerra”.
Ele pediu um cessar-fogo imediato nos conflitos entre Rússia e Ucrânia, bem como na Faixa de Gaza. Leão XIV enfatizou a urgência do retorno das crianças ucranianas às suas casas e a libertação de prisioneiros.
Além disso, o pontífice expressou satisfação com o anúncio de cessar-fogo entre Índia e Paquistão, demonstrando sua atenção aos diversos conflitos globais.
Encerrando seu discurso, o papa Leão XIV fez uma saudação carinhosa às mães de todo o mundo, incluindo aquelas que “já estão ao lado de Deus”.
O momento foi marcado pela emoção do pontífice, que parecia profundamente tocado pela presença massiva de fiéis.
Fonte: CNN Brasil