Moradores de Nova Jersey, nos Estados Unidos, relataram terem visto objetos voadores não identificados (OVNIs) sobrevoando diferentes regiões do estado. Nos últimos dias, a situação se intensificou, e o Departamento Federal de Investigação (FBI) iniciou uma investigação sobre os acontecimentos.
Além dos relatos, diversos vídeos publicados nas redes sociais mostram os objetos, aparentemente com o tamanho de um carro, piscando luzes brilhantes no céu noturno. Veja tudo o que se sabe.
Um dos vídeos sugere que alguns desses OVNIs estavam voando próximo do Aeroporto Internacional de Newark, em Nova Jersey.
Em uma mensagem enviada ao The New York Times, a acupunturista e moradora de um dos condados de Nova Jersey, Kat Dunbar, relatou ter observado um objeto estranho enquanto voltava para casa de carro com os filhos. Isso aconteceu há algumas semanas.
“Eu me perguntei ‘o que é isso? É um OVNI?’. E nós o vimos durante o caminho todo para casa”, disse Dunbar em mensagem.
Na última semana, objetos semelhantes começaram a aparecer, e diversas outras pessoas relataram ter observado a movimentação no céu. Nas filmagens, é possível ver algo que parece um tipo de drone piscando luzes brilhantes enquanto sobrevoa lentamente.
Drones de Nova Jersey
A teoria mais aceita é de que sejam realmente drones, já que muitos relatos mencionam o zumbido característico desses dispositivos durante os avistamentos.
Inclusive, as luzes brilhantes reforçam a ideia de que, provavelmente, não se trata dos clássicos objetos não identificados — frequentemente associados a extraterrestres.
A movimentação observada não condiz com os relatos mais comuns de OVNIs, que geralmente descrevem velocidades exorbitantes e curvas que seriam impossíveis para as naves desenvolvidas com a tecnologia atual.
Por enquanto, a hipótese mais provável é a de drones não tripulados, mas ainda não há uma resposta concreta sobre o que são nem sobre a origem dos objetos.
FBI investiga o caso
Na cidade de Newark, um escritório local do FBI pediu à população que forneça qualquer informação relevante sobre os supostos drones que estão sobrevoando o céu do estado.
O governador do estado, Phil Murphy, se pronunciou sobre o caso e afirmou que a situação está sendo monitorada em coordenação com as polícias estadual e federal. Em uma declaração, ele informou que não há nenhuma ameaça aparente contra a população.
Além de Nova Jersey, os avistamentos também têm sido registrados em algumas regiões da Filadélfia e de Nova York. Por isso, o presidente do distrito de Staten Island, em Nova York, solicitou ao FBI e à Administração Federal de Aviação (FAA) que investiguem a situação.
Segundo o The New York Times, os líderes e autoridades estaduais explicaram que os drones não representam nenhum tipo de ameaça. Contudo, eles também não forneceram nenhum detalhe sobre a origem dos objetos.
Drones sobrevoando o céu dos EUA
Os objetos observados em Nova Jersey chamaram muita atenção, mas os relatos desse tipo de avistamento já vinham aumentando há algum tempo em diversas regiões dos EUA.
Tanto que, no início de dezembro, a Federal Aviation Administration (FAA) proibiu qualquer tipo de drone em um clube de golfe que presidente eleito Donald Trump visitava frequentemente.
Enquanto isso, os entusiastas de teorias da conspiração elaboram hipóteses fantasiosas sobre o que está acontecendo: enquanto alguns acreditam que se trata de extraterrestres, outros sugerem que são drones de nações rivais.
Em uma mensagem recente, o Pentágono afirma que está levando o assunto a sério, mas que a situação não sugere nenhum tipo de ameaça à população.