28.3 C
Manaus
terça-feira, 27 maio, 2025
InícioBrasilOnda congelante: oito capitais devem registrar recorde de frio nesta semana

Onda congelante: oito capitais devem registrar recorde de frio nesta semana

Date:


A primeira grande onda de frio que atinge o Brasil neste ano deve resultar em novos recordes de temperaturas mínimas em pelo menos oito capitais brasileiras nesta semana.

As capitais Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis, São Paulo, Campo Grande, Cuiabá, Rio Branco e Porto Velho devem ter o dia mais frio do ano na próxima sexta-feira (30).

A capital mais fria do Brasil deve ser Curitiba, que deve registar apenas 2°C, mais de sete graus de diferença do recorde do último dia 11, de 9,5°C. A capital gaúcha, Porto Alegre, que bateu o recorde de frio deste ano na última sexta-feira (23), deve atingir a casa dos 7°C, contra os 9,2°C registrados na semana passada. Já Florianópolis, que atingiu os 13,7°C em abril, deve ficar na casa dos 11°C.

Na região Sudeste, os paulistanos devem esperar temperaturas na casa dos 8°C na próxima sexta. Neste ano, a menor temperatura registrada também aconteceu no mês de maio, com 13,3°C.

Já na região Centro-Oeste, as capitais de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul devem ter suas mínimas do ano batidas entre quinta-feira (29) e sexta-feira (30), com 17ºC em Cuiabá e 7ºC em Campo Grande.

As capitais Rio Branco e Porto Velho, na região Norte do país, também devem ser afetadas pela massa de ar polar que atinge a região Centro-Sul. As cidades devem registrar mínimas de 15°C e 17ºC, cerca de 6ºC abaixo da média para o mês na região.

Até quando dura o frio

O sistema de ar polar responsável pela frente fria, que acomete principalmente a região Centro-Sul do país, deve perdurar até, pelo menos, a próxima terça-feira (3). A massa de ar frio, que fez as temperaturas despencarem nessa semana, deve ser sobreposta por outra onda de frio.

Segundo a agência Nottus, como a atuação dessa massa de ar frio deve ocorrer até a manhã do próximo sábado (31), deve haver um afastamento da frente fria para o mar, mas também deve ocorrer a passagem de uma outra onda de frio, levando a temperaturas mais baixas, que devem durar até a terça-feira da próxima semana.

“Essa segunda frente também terá sua massa de ar polar, não tão intensa, mas que dará um novo pulso de ar frio, sem expectativa de serem registradas temperaturas mais baixas do que no primeiro sistema, sobre os estados do Sul, o sul de Mato Grosso do Sul e o Sudeste do Brasil”, explicou a agência à CNN.



Fonte: CNN Brasil

spot_img
spot_img
Sair da versão mobile