32.3 C
Manaus
sexta-feira, 25 abril, 2025
InícioMundoO plano de colocar um escudo na Terra para bloquear o Sol

O plano de colocar um escudo na Terra para bloquear o Sol

Date:


Cientistas do Reino Unido irão liberar partículas aerossolizadas na estratosfera com o objetivo de refletir a luz solar

Sol forte
(Imagem: titoOnz/Shutterstock)

Compartilhe esta matéria

Os cientistas são claros. Já passou (e muito) da hora de agirmos para combater as mudanças climáticas. Uma das medidas mais urgentes está na ponta da língua de todo mundo: reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Mas outras alternativas estão sendo desenvolvidas.

Uma delas é a construção de uma espécie de escudo solar. A ideia será colocada em prática por uma equipe de cientistas nas próximas semanas e conta com o apoio e incentivo do governo do Reino Unido, apesar de ser polêmica. O plano será acompanhado pela Agência de Pesquisa e Invenção Avançada do Reino Unido (Aria).

Ideia é refletir a luz solar e resfriar o planeta

O experimento consiste em liberar partículas aerossolizadas na estratosfera, com o objetivo de refletir a luz solar. Se der certo, isso geraria um resfriamento do planeta, o que pode ser usado para combater as mudanças climáticas.

Experimento visa reduzir temperatura do planeta (Imagem: Aphelleon/Shutterstock)

Como é considerado de alto risco, o teste será realizado em escala reduzida e os dados coletados serão avaliados. A Agência de Pesquisa e Invenção Avançada do Reino Unido garantiu que nenhuma substância tóxica será liberada.

Além disso, as comunidades locais devem ser consultadas antes de prosseguir com o plano, o que está previsto para acontecer nas próximas semanas. No total, foram investidos 50 milhões de libras no projeto, o equivalente a quase R$ 380 milhões.

O professor Mark Symes, que lidera o programa Aria, afirmou que a ameaça iminente de pontos de inflexão climática é um forte motivo para pesquisar a geoengenharia solar.

“A verdade incômoda é que nossa trajetória atual de aquecimento torna vários desses pontos de inflexão claramente possíveis ao longo do próximo século”, disse ele em entrevista ao The Guardian. “Isso tem gerado um interesse crescente em abordagens que possam resfriar ativamente o mundo em um curto espaço de tempo, a fim de evitar esses pontos de inflexão.”

Leia mais

Críticos da proposta afirmam que o foco deve ser a redução da emissão de gases de efeito estufa (Imagem: DesignRage/Shutterstock)

Escudo solar divide opiniões na comunidade científica

  • Propostas do tipo são chamadas de geoengenharia e normalmente se concentram no bloqueio da luz solar.
  • Teoricamente, isso pode ser feito a partir do lançamento de partículas reflexivas na atmosfera ou da pulverização de água do mar para iluminar as nuvens.
  • No entanto, especialistas alertam que o gerenciamento da radiação solar (SRM) pode ter consequências graves e não intencionais, incluindo a alteração dos padrões de chuva.
  • Alguns cientistas ainda dizem que experimentos do tipo diminuem os esforços para resolver o principal problema: a queima de combustíveis fósseis.
  • As informações são do The Guardian.


Alessandro Di Lorenzo

Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.




Fonte: Olhar Digital

spot_img
spot_img