25.3 C
Manaus
sábado, 14 fevereiro, 2026
InícioPolítica'O perfil negociador de Lula ajudou nesse processo', avalia cientista política sobre...

‘O perfil negociador de Lula ajudou nesse processo’, avalia cientista política sobre conversa com Trump

Date:

[ad_1]

A cientista política Priscila Lapa avaliou, em entrevista ao Conexão BdF, da Rádio Brasil de Fato, que a conversa por videoconferência entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump, nesta segunda-feira (6), marca “um passo importante para a normalização da relação entre os dois países”. “Nesse jogo entre países, nas relações comerciais, o caminho do entendimento da conversa é sempre o melhor cenário”, afirmou.

Ela lembrou que as tarifas impostas pelo governo norte-americano provocaram apreensão no Brasil. “Sabemos dos fantasmas desse pesadelo que o Brasil passou a viver desde que Donald Trump começou a anunciar essas tarifas exorbitantes sobre os produtos brasileiros, imaginava-se o tamanho do prejuízo que isso causaria para a economia brasileira”, recorda.

Apesar de parte dos impactos ter sido mitigada pela busca de novos mercados, a cientista política ressalta que o diálogo direto é decisivo. “Ter dado esse passo a esse entendimento, ainda que o assunto esteja muito longe de ser resolvido, abriu sim uma porta importante para que essa negociação possa acontecer”, avaliou.

Para Lapa, o episódio reforça a imagem de Lula como um líder com experiência diplomática. “Mais uma vez, quando precisamos de um presidente como Lula, um presidente estadista, alguém que sabe conduzir momentos críticos, tivemos. O perfil negociador de Lula tem ajudado nesse processo”, analisou.

Bolsonaro e o esvaziamento político

Questionada sobre o papel da família Bolsonaro nesse novo contexto, Priscila Lapa destacou que o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) enfrenta críticas por seguir atuando politicamente nos Estados Unidos. “Como pode você exercer um mandato que é de um país e esse mandato ser exercido à distância?”, questionou.

Ela avalia que a influência do bolsonarismo tende a enfraquecer conforme o grupo perde espaço institucional. “À medida que a família Bolsonaro vem sofrendo alguns reveses importantes para a sua atuação política, a viabilidade política da família vai se esvaindo”, afirmou.

Governo em recuperação

A cientista política também observou uma melhora na imagem do governo federal após “uma série de pequenas vitórias”, como o controle da inflação, a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e a aprovação de medidas populares no Congresso, como a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil por mês — o que ela classificou como um “grande acerto” do governo Lula, por dialogar com a percepção de desigualdade e injustiça social no país.

“À medida que esse controle inflacionário foi acontecendo, as propostas do governo se mostraram positivas e exitosas, e as pesquisas de opinião têm demonstrado o quanto isso tem impactado nessa recuperação de avaliação”, disse. Segundo ela, ao mesmo tempo, a oposição perdeu força ao insistir em pautas impopulares, como a PEC da Blindagem e a anistia a golpistas. “Mostraram o tamanho do desgaste da imagem do Congresso”, indicou.

Próximas pautas

Sobre os próximos passos do governo no Legislativo, Lapa afirmou que propostas como a tarifa zero e o fim da escala 6×1 têm potencial de avançar. “Existe uma janela de oportunidade para o governo emplacar essas pautas que são muito características dessa linha política que o PT tanto defende”, apontou.

Para ouvir e assistir

O jornal Conexão BdF vai ao ar em duas edições, de segunda a sexta-feira: a primeira às 9h e a segunda às 17h, na Rádio Brasil de Fato98.9 FM na Grande São Paulo, com transmissão simultânea também pelo YouTube do Brasil de Fato.

[ad_2]

Fonte: Brasil de Fato

spot_img
spot_img