Roblox terá nova função para ajudar criadores dentro do jogo: o Preço Regional. A funcionalidade irá ajustar o preço dos itens e passes nas experiências conforme a economia do país dos jogadores. Testes iniciais demonstraram que a porcentagem de usuários que compraram itens aumentou em 26% nas experiências no Brasil.
As transações dentro do jogo são feitas por meio do Robux, uma moeda virtual com a qual os usuários podem comprar itens e passes. Boa parte do uso desse dinheiro ocorre dentro das experiências – os mundos que os criadores desenvolvem e que os jogadores podem acessar para se divertir em jogos, eventos e outras práticas lúdicas.
Com a nova função, os preços em Robux dentro das experiências passarão a refletir melhor a economia local dos jogadores, ao invés de se manterem fixos independentemente do país dos usuários.

Leia mais:
Como o Preço Regional funciona?
Em um exemplo prático: um criador nos Estados Unidos pode ter definido o preço de um item ou passe – como um carro em uma experiência de corrida – a 1000 Robux. Sem o Preço Regional, o item custará 1000 em todos os países.
Porém, quando o criador ativar a nova função, ele verá uma tela com o valor ajustado automaticamente com base na economia local dos jogadores de sua experiência. Nesse caso, o item passa a custar 700 Robux no Brasil e 500 Robux na Índia. Assim, os usuários de cada país começam a adquirir os passes e itens a um preço que reflete a economia de sua região.
O Preço Regional também atualizará os valores periodicamente, conforme a economia virtual do Roblox e a economia do mundo real se modificam e evoluem.
Algumas das principais experiências passaram por testes iniciais. O ajuste dos preços ajudou os criadores a tornar os passes mais atrativos ao público nacional e conseguiu aumentar em cerca de 26% a porcentagem de usuários que gastam dentro de suas experiências no Brasil.
Ainda neste ano, a Roblox planeja ativar o Preço Regional para itens de avatar – os acessórios que o jogador utiliza para customizar seu personagem.

Para além do ajuste dos preços, escolher o valor correto para os itens e passes em cada experiência tem sido um dos dilemas enfrentados pelos desenvolvedores. Por isso, em 2024, a Roblox lançou a Otimização de Preços, que ajuda criadores elegíveis a determinar os melhores preços em suas experiências.
Desde o lançamento, a otimização resultou em um aumento médio de 4% nos ganhos para desenvolvedores elegíveis que testaram a ferramenta. Em diversos casos, os testes recomendaram uma redução dos preços dos itens dentro das experiências, o que tornava as ofertas mais atrativas para um público maior de jogadores, aumentando assim a receita total do criador.
As atualizações no jogo vem como parte de uma nova meta da Roblox: colaborar com seus criadores para aprimorar suas produções e audiências. A companhia pretende fazer com que 10% de toda receita da indústria dos games passe pelo seu ecossistema, por isso, tem buscado maior comunicação com os desenvolvedores e seus negócios.
Amazon Prime também é feito para jogadores!
Todo mês, obtenha itens exclusivos, jogos grátis,
uma assinatura gratuita na Twitch.tv e muito mais
com sua assinatura Prime.
Clique aqui para um teste gratuito de 30 dias.
Fonte: Olhar Digital