NASA concluiu o teste do Escudo Eletrodinâmico de Poeira (EDS, na sigla em inglês), sistema que varre poeira da Lua

A NASA concluiu o teste de um sistema para proteger espaçonaves da destrutiva poeira da Lua. Chamado de Escudo Eletrodinâmico de Poeira (EDS, na sigla em inglês), o sistema funciona como uma espécie de mão invisível.
Se você acha que o EDS foi testado em algum laboratório da NASA na Terra, está enganado. Ele foi testado na Lua mesmo. O sistema chegou lá na missão Blue Ghost 1, da Firefly Aerospace, encerrada em 16 de março.
NASA leva décadas para criar escudo contra poeira afiada e grudenta da Lua
Qual o problema da poeira lunar? Formada após bilhões de anos de impactos de micrometeoritos e ausência de água, ela tem partículas afiadas. Como se não bastasse, elas são carregadas eletrostaticamente, devido ao bombardeio constante de raios cósmicos.

Resultado: a poeira da Lua é extremamente aderente, semelhante ao carvão. Ela gruda em trajes espaciais, lentes e demais equipamentos. Neil Armstrong e seus colegas tiveram que lidar com itens danificados e pulmões afetados pela poeira fina, invasiva e destrutiva.
Desde as missões Apollo, na década de 1960, quando os astronautas voltavam cobertos por essa poeira, a NASA busca soluções para o problema.
Escudo criado pela NASA empurra poeira lunar
Para resolver essa questão, a NASA desenvolveu o EDS. É uma tecnologia sem partes móveis com pequenos eletrodos para gerar um campo elétrico alternado.
Esse campo cria ondas chamadas forças dieletroforéticas. O que elas fazem? Empurram a poeira, limpando as superfícies como se fossem movidas por uma mão invisível.

O teste feito durante a missão Blue Ghost 1 mostrou resultados impressionantes, conforme divulgado pela NASA em comunicado. Tem até GIF (veja aqui).
Leia mais:
A imagem “antes” apresenta a superfície coberta por poeira da Lua. Já a imagem “depois” mostra a área limpa, o que demonstra a eficiência do EDS.
Embora ainda não esteja pronto para uso definitivo em missões lunares, o EDS provou seu potencial para proteger espaçonaves e astronautas da ameaça persistente da poeira lunar. Isso abre caminho para deixar exploração da Lua mais segura no futuro.
Pedro Spadoni é jornalista formado pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Já escreveu para sites, jornal e revista. No Olhar Digital, onde escreve sobre (quase) tudo.
Fonte: Olhar Digital