25.3 C
Manaus
segunda-feira, 9 fevereiro, 2026
InícioBrasilNa Revista Liberta, edição 18, a vingança da cultura brasileira contra o...

Na Revista Liberta, edição 18, a vingança da cultura brasileira contra o obscurantismo

Date:

[ad_1]

A edição número 18 da Revista Liberta está liberada hoje para assinantes, mas também os não-assinantes poderão ter acesso a parte do conteúdo da publicação. O tema principal são as conquistas de Wagner Moura e do filme “O Agente Secreto” no Globo de Ouro, confirmando a grande fase do cinema brasileiro, para desespero dos militantes obscurantistas da extrema direita, que tratam os artistas daqui como oportunistas que só sabem consumir recursos públicos através de leis de incentivo. O reconhecimento internacional confirma que o conteúdo produzido por cineastas brasileiros está muito acima das falsas polêmicas levantadas por bolsonaristas.

Tratam do tema Xico Sá e João Cézar de Castro Rocha.

A seguir um trecho do artigo “A gloriosa vingança contra os assassinos da cultura”, de Xico Sá:

“O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro. O título do faroeste nacional dirigido pelo baiano Glauber Rocha – de Vitória da Conquista para o mundo, com sua ópera em cordel – encaixa direitinho no episódio de blasfêmia do pastor Silas Malafaia contra Wagner Moura.

Depois do triunfo do filme brasileiro O Agente Secreto no Globo de Ouro, no domingo passado, o agitador político da extrema direita xingou o artista de cretino. O líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo desafinou, no seu falsete característico, em defesa de Jair Bolsonaro, definido pelo ator como um ex-presidente fascista.

Malafaia puxou o coro dos descontentes com a premiação de O Agente Secreto nos EUA. O exército bolsonarista seguiu, nas redes sociais, nos rastros do ódio do pregador. Vivemos Dias de Ira – agora, citando outro filmaço das antigas, o “western spaghetti” com Lee Van Cleef e Giuliano Gemma.

Leitor da Bíblia, o pastor sabe que a ira, nesse caso, repousa no íntimo dos tolos, como registra o livro do Eclesiastes. A desesperada pregação, porém, revela o inconformismo dos fascistas tropicais – religiosos ou não-praticantes – com a evidência de que não assassinaram a cultura brasileira como premeditaram. (…)”

Outro tema de destaque é a polêmica em torno do local onde Jair Bolsonaro, condenado por liderar uma tentativa de golpe, deve ficar preso. William De Lucca e Fábio Pannunzio escrevem sobre o assunto.

A edição ainda tem artigos de Leandro Demori, Jamil Chade, Adriana Ferreira Silva, Marcia Tiburi, Juca Kfouri, Manoela Miklos, Luís Costa Pinto, Leonardo Boff , Sensacionalista e a charge de Carol Ito

A capa é de autoria de Aroeira.

Para assinar a Revista Liberta, clique aqui.



[ad_2]

ICL Notícias

spot_img
spot_img