O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, anunciou nesta terça-feira 21 a criação de um grupo de trabalho para discutir a reforma administrativa. O colegiado terá 45 dias para apresentar uma proposta e terá um representante de cada partido.
Segundo Motta, a expectativa é votar o texto no plenário ainda no primeiro semestre, antes do recesso parlamentar de julho. “Que possamos pensar, ao discutir essa matéria, em quem está na ponta e mais precisa e quem depende dos serviços públicos para acessar ações que, às vezes, demoram ou são inacessíveis”, afirmou.
Para o presidente da Casa, o grupo de trabalho vai buscar trabalhar “para diminuição da máquina pública” para haver mais recursos para investir em questões estratégicas para o País. Ele também defendeu a discussão sobre o uso de novas tecnologias para melhorar a prestação de serviços à população.
Nesta quarta, a Câmara aprovou a reestruturação das carreiras e um reajuste nos salários de servidores do Poder Executivo. Entre outros pontos, a proposta prevê a criação das carreiras de Desenvolvimento Socioeconômico, de Desenvolvimento das Políticas de Justiça e Defesa, e de Fiscalização da Comissão de Valores Mobiliários.
Também reajusta a remuneração de cargos em comissão, de funções de confiança e de gratificações do Poder Executivo Federal.
(Com informações da Agência Câmara).
Por:Carta Capital