Novos recursos deixam o navegador mais personalizável e facilitam acesso a arquivos, edições de imagens e configurações do PC


Tudo sobre Inteligência Artificial
A Microsoft revelou uma série de novos recursos de inteligência artificial (IA) para o Windows 11, incluindo um menu Iniciar reformulado. As funcionalidades chegarão em breve aos PCs Copilot+ — sendo lançadas primeiro para Windows Insiders no próximo mês.
A página inicial está cada vez mais espaçosa e com opções de personalização: os aplicativos são classificados automaticamente com base naqueles de maior uso.
Agora, terá um novo painel complementar para telefone, dando acesso rápido a contatos recentes, mensagens, chamadas, nível de bateria, etc. em um dispositivo iOS ou Android sincronizado.

Windows 11 facilitando as configurações
A Microsoft também vai incluir agentes de IA para corrigir um problema relatado pelos próprios clientes: a dificuldade de encontrar ferramentas no menu Configurações do PC.
Com a mudança, o usuário poderá, simplesmente, descrever o que precisa, como “como controlar meu PC por voz” ou “o ponteiro do meu mouse é muito pequeno”, e o agente recomendará as etapas corretas para resolver a situação. Algo similar foi implementado no Android 15, por exemplo.
A experiência estará disponível primeiro para Windows Insiders em PCs Copilot+ com Snapdragon e, em breve, para Windows Insiders em dispositivos com AMD e Intel. Inicialmente, apenas entradas em inglês serão suportadas.
Uma ajudinha no trabalho
- O Click to Do será ampliado para agendar uma reunião ou iniciar um bate-papo no Microsoft Teams a partir de um e-mail, ou enviar os detalhes de uma tabela na tela diretamente para o Microsoft Excel, economizando tempo;
- Em breve, também para Windows Insiders, será possível solicitar ao Ask Copilot para atuar no texto ou imagem, ou, até mesmo, aproveitar o Copilot para rascunhar conteúdo no Microsoft Word;
- O usuário poderá usar o Click to Do para solicitar a um Coach de Leitura que praticará a leitura de textos selecionados em voz alta, ou usar a Leitura Imersiva para aprimorar a experiência de leitura;
- Ações de IA no Explorador de Arquivos vão tornar a interação mais ágil: clicando com o botão direito, será possível resumir conteúdo ou editar imagens;
- Já o Bloco de Notas está ganhando novos recursos que facilitam a geração, a organização e a formatação de conteúdo;
- A nova função de escrita cria texto a partir de um comando de texto no Summarize, com novos estilos em negrito e itálico, além de listas e títulos simples.

Leia mais:
Por mais imagens
O Relight é a novidade no aplicativo Microsoft Fotos e vai adicionar controles dinâmicos de iluminação, oferecendo ajustes de brilho e intensidade, por exemplo. O recurso estará disponível primeiro para Windows Insiders em PCs Snapdragon X Series Copilot+, com suporte para dispositivos com tecnologia AMD e Intel chegando ainda este ano.
A Microsoft também incluiu nova ferramenta no Paint: gerador de adesivos, que cria adesivos digitais personalizados a partir de um simples comando de texto. Os conteúdos poderão ser adicionados à tela, copiados para documentos ou compartilhados em chats.

Colaboração para o Olhar Digital
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.
Fonte: Olhar Digital