A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) é a favorita do eleitorado do Distrito Federal na disputa por uma das duas vagas no Senado em 2026. É o que mostra levantamento divulgado nesta segunda-feira 31 pelo instituto Paraná Pesquisas.
Michelle foi mencionada como opção de voto por mais de 40% dos eleitores consultados na pesquisa estimulada (com apresentação de nomes). Cada pessoa ouvida pode citar até dois candidatos, já que a votação do ano que vem permitirá essa possibilidade. O atual governador, Ibaneis Rocha (MDB) é o segundo colocado. Confira os números:
- Michelle Bolsonaro (PL) – 42,9%
- Ibaneis Rocha (MDB) – 36,9%
- Leila do Vôlei (PDT) – 26,7%
- Erika Kokay (PT) – 24,2%
- Bia Kicis (PL) – 20,7%
- Rosilene Corrêa (PT) – 8,1%
- Nenhum/branco/nulo – 7,3%
- Não sabe/não opinou – 3,9%
Os pesquisadores testaram também o cenário para o governo do DF. A atual vice-governadora, Celina Leão (PP), lidera com folga, seguida pelo senador bolsonarista Izalci Lucas (PL) e pelo ex-deputado distrital e atual presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass (PV). Veja os resultados da pesquisa estimulada:
- Celina Leão (PP) – 36,6%
- Izalci Lucas (PL) – 11,3%
- Leandro Grass (PV) – 11,2%
- Paula Belmonte (Cidadania) – 7,6%
- Ricardo Cappelli (PSB) – 5,8%
- Eduardo Pedrosa (União) – 5,4%
- Nenhum/branco/nulo – 16,4%
- Não sabe/não respondeu – 5,8%
Foram ouvidas 1.600 pessoas, em entrevistas presenciais realizadas entre os dias 21 e 25 de março. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Por:Carta Capital