30.3 C
Manaus
quinta-feira, 8 maio, 2025
InícioPolíticaMBL expulsa vereador de Curitiba por aproximação com o bolsonarismo e produção de...

MBL expulsa vereador de Curitiba por aproximação com o bolsonarismo e produção de ‘vídeos idiotas’ – CartaCapital

Date:



A coordenação nacional do Movimento Brasil Livre anunciou nesta quarta-feira 7 a expulsão do vereador de Curitiba João Bettega (União). Essa é a primeira expulsão pública de um parlamentar com mandato associado ao movimento em todo o País. Todos os assessores de Bettega pediram exoneração da Câmara Municipal em reação ao que o MBL considera infidelidade aos princípios do grupo.

Renan Santos, dirigente do movimento, disparou em grupos do WhatsApp uma nota em que confirma a expulsão do vereador. No texto, afirma que o agora ex-aliado “ignorou todos os apelos e chamamentos à razão” e atribui a saída à produção de “vídeos idiotas” e ao que chama “vista grossa” sobre supostos crimes cometidos pelo PL em Curitiba.

Bettega tem 28 anos e elegeu-se vereador no ano passado com mais de 12,3 mil votos. Ele fez carreira com vídeos nas redes sociais, onde reúne mais de um milhão de seguidores, se somados os públicos do seu perfil no Instagram e no Youtube. Em uma dessas publicações, o vereador aparece humilhando um adolescente de 16 anos com Transtorno do Espectro Autista.

“Já vai tarde, João Bettega, o único vereador no Brasil afastado por TODOS os assessores”, diz outro trecho da nota do MBL. “O caso mais insólito de traição e despreparo que já vi. Um rapaz que se nega a fazer mandato (quer apenas gravar vídeos), vive de ‘debater’ com moradores de rua e senhores de idade, se nega a sequer divulgar seus próprios projetos de lei e tem vergonha do grupo que o elegeu”.

A aproximação com o bolsonarismo também pesou na decisão, de acordo com Will Rocha, coordenador do MBL no Paraná. “Nós somos um movimento de direita, mas execramos o bolsonarismo”.

O vereador ainda não se pronunciou sobre sua expulsão.



Por:Carta Capital

spot_img
spot_img