Manaus amanheceu nesta quinta-feira (15) com uma rara onda de frio, deixando os moradores surpresos com a temperatura de 21ºC, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Cidades do interior do Amazonas também foram atingidas, registrando 15ºC, com maior intensidade na região Sul do estado.
Os municípios vizinhos de Boca do Acre e Ipixuna, localizados no Sul do Amazonas, experimentaram uma queda ainda maior nas temperaturas, atingindo 15ºC, podendo chegar a 13ºC como mínima. A máxima prevista é de 23ºC. Envira, Ipixuna e Guajará também tiveram uma queda nas temperaturas, com mínimas entre 14ºC e 15ºC.
Acompanhado de garoa e tempo nublado, o frio incomum pegou os manauaras de surpresa. Acostumados com altas temperaturas que chegam a atingir os 35ºC, a diminuição nas temperaturas foi recebida com agrado. Nas redes sociais, a juíza Jaíza Fraxe comentou: “Muito frio em Manaus hoje. 21ºC e eu já estou totalmente agasalhada para trabalhar. Já vejo a neve caindo. Muito café quente para animar. E vamos curtir essa friagem. Será que dura pelo menos 48h?”
Outra internauta comparou a situação climática da capital amazonense ao frio de Londres, na Inglaterra, ao dizer: “Dormi em Manaus e acordei na Inglaterra”. O fenômeno climático atípico continua a gerar discussões e surpresas entre os moradores da região, acostumados com um clima tropical quente e úmido.