[ad_1]
No próximo sábado (4), quem planta e cuida para florescer ganha vida e voz na Marcha da Maconha do Distrito Federal. A edição especial celebra o protagonismo das mães e mulheres na história da planta. Os motes principais da mobilização são o fim da proibição, a legalização consciente e política de drogas que respeite a vida, a liberdade e a cultura.
Com início às 10h da manhã, a marcha contará com uma programação especial no gramado em frente ao Museu Nacional da República, onde acontece a concentração. A saída está marcada para às 16h20. As atrações serão divulgadas nas redes sociais da organização até o dia do evento.
Sob o lema Mãeconheiras – Raízes de um Futuro Sustentável, elas serão as homenageadas deste ano, por estarem ligadas à relação entre o ser humano e a cannabis, além de serem as que mais sofrem com o preconceito, a desinformação e a violenta política de guerra às drogas. Segundo a organização da marcha, a ideia é provocar uma reflexão coletiva sobre o julgamento da sociedade acerca das mães que fazem uso da maconha e como a perseguição atravessa a maternidade, especialmente de mulheres pretas e periféricas.
“Falar de mães que fumam maconha é falar de liberdade, de política e de saúde pública. É olhar para a guerra às drogas e perceber como ela invade nossas casas, nossos corpos e determina nossas possibilidades de escolha. O tema Mãeconheiras é um grito coletivo para que essas histórias sejam contadas por quem as vive e não por quem as julga”, explica a organização.
A Marcha da Maconha de Brasília é um dos principais atos públicos em defesa da legalização da planta. O evento é uma organização antiproibicionista, que também tem como proposta informar o público e combater o preconceito e o moralismo que permeiam o debate sobre a descriminalização da maconha.
Neste ano, a data escolhida pretende ressignificar o Dia do Pito do Pango, que em 1830 criminalizou a venda e a utilização da maconha. Antes disso, era vendida livremente em farmácias e herbários, usada como remédio natural e parte da cultura popular. Além da caminhada, o público presente poderá desfrutar de shows e rodas de conversa.
Veja a programação completa:
10h30 às 12h00 – Suave BIKE System
11h00 – Roda de conversa
13h00 – Show da cantora Sorte
14h00 – DJ C;N;X
15h00- Show do grupo Fanfarra Pedra Fundamental
16h20 às 17:20 – Caminhada
17h30 – Show da banda Ritual Sonoro
18h30- Show do Coletivo Super Jazz
Para mais informações sobre a Marcha da Maconha basta acessar o Instagram da organização.
[ad_2]
Fonte: Brasil de Fato



