25.3 C
Manaus
segunda-feira, 9 fevereiro, 2026
InícioBrasilLula pede a Trump ajuda para prender 'maior devedor do país'

Lula pede a Trump ajuda para prender ‘maior devedor do país’

Date:

[ad_1]

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou na terça-feira (9) que, em seu último telefonema com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu apoio para prender “o maior devedor do país”, numa referência indireta ao empresário Ricardo Magro, dono da Refit e residente em Miami. Magro é acusado de sonegação fiscal em operações conduzidas pela Receita Federal e por forças de segurança no Brasil, o que ele nega.

Segundo Lula, o pedido foi feito durante conversa em que teria apresentado a Trump uma proposta de cooperação no combate ao crime organizado. “Disse para ele que um grande chefe do crime organizado, que é o maior devedor deste país, mora em Miami. Então, se quiser ajudar, vamos ajudar prendendo logo esse, porque a Receita Federal pegou cinco navios dele aqui”, declarou, durante evento de regulamentação das novas regras da CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Pressão por projetos no Congresso

Após a Operação Carbono Oculto, que em agosto intensificou a repressão ao crime organizado no setor de combustíveis, Magro afirmou à reportagem da Folha de S.Paulo que não é sonegador e que apenas discute divergências tributárias com o Fisco. “Não deixo de emitir nota. Não tomo crédito indevido. Nossa operação é transparente”, disse na ocasião.

As falas de Lula ocorreram no mesmo dia em que a Câmara dos Deputados aprovou o projeto que endurece as regras para punir o devedor contumaz — tema defendido pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que afirma que práticas sistemáticas de inadimplência tributária se concentram em setores estratégicos como combustíveis, cigarro e bebidas.

Haddad reforçou, após reunião com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), antes da votação, que a aprovação do projeto é fundamental para o fechamento do Orçamento de 2025.

No discurso, Lula aproveitou para pressionar parlamentares em meio ao momento de tensão com o Legislativo. Pediu apoio à PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da Segurança e exaltou a atuação de deputados e senadores na entrega do pacote de medidas anunciado no evento.

O presidente já havia mencionado o empresário em entrevista anterior, quando afirmou que “o maior traficante de combustível do Brasil mora em Miami” e que havia cobrado Trump sobre o tema.



[ad_2]

ICL Notícias

spot_img
spot_img