25.3 C
Manaus
sexta-feira, 13 fevereiro, 2026
InícioBrasilLula convoca reunião da Celac em resposta ao ataque dos EUA à...

Lula convoca reunião da Celac em resposta ao ataque dos EUA à Venezuela

Date:

[ad_1]

O governo brasileiro declarou neste sábado (3) que uma reunião extraordinária da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) será realizada para tratar do ataque dos EUA contra a Venezuela e do sequestro ilegal do presidente Nicolás Maduro e da primeira-dama Cilia Flores.

A ministra interina das Relações Exteriores do Brasil, Maria Laura da Rocha, declarou que “ está sendo convocada uma reunião ministerial da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), da qual participarão todos os países da região, para amanhã, às 14h, horário local de Brasília”.

Rocha acrescentou que o governo brasileiro também pretende apresentar sua posição contra a intervenção dos EUA na reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas agendada para segunda-feira.

Nesta manhã, o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva declarou que os atentados em território venezuelano e a prisão do presidente são inaceitáveis. “Esses atos representam uma grave afronta à soberania da Venezuela e estabelecem um precedente extremamente perigoso para toda a comunidade internacional “, afirmou.

“Atacar países, em flagrante violação do direito internacional, é o primeiro passo rumo a um mundo de violência, caos e instabilidade, onde a lei do mais forte prevalece sobre o multilateralismo ”, disse o presidente.

Da mesma forma, o chefe de Estado acrescentou que “a condenação do uso da força é coerente com a posição que o Brasil sempre adotou em situações recentes em outros países e regiões. Essa ação evoca os piores momentos de interferência na política da América Latina e do Caribe e ameaça a preservação da região como zona de paz ” .

Lula da Silva também insistiu que a comunidade internacional, por meio das Nações Unidas, deve responder firmemente a esse incidente. “O Brasil condena essas ações e permanece disposto a promover o diálogo e a cooperação ”, enfatizou.



[ad_2]

ICL Notícias

spot_img
spot_img