23.3 C
Manaus
quarta-feira, 18 fevereiro, 2026
InícioBrasilLula: Brasil não será apenas fornecedor de minerais críticos

Lula: Brasil não será apenas fornecedor de minerais críticos

Date:

[ad_1]

Durante um encontro com empresários brasileiros e moçambicanos em Maputo, nesta segunda-feira (24), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o Brasil não aceitará o papel de simples exportador de minerais críticos. Segundo ele, países interessados nesses recursos terão que investir em indústria dentro do território nacional.

Os chamados minerais críticos têm papel essencial na economia global. Eles são utilizados na produção de baterias, turbinas eólicas, painéis solares, carros elétricos e componentes eletrônicos — áreas de enorme interesse para países como os Estados Unidos.

Lula ressaltou que é fundamental que as nações detentoras desses recursos definam com clareza seus modelos de exploração. “Ou nós aproveitamos essas riquezas que Deus nos deu e fazemos disso uma riqueza para o nosso povo ou nós vamos ver os países de sempre cavarem buraco no nosso pais, levar o nosso mineiro e a gente ficar com a fome e pobreza”, afirmou.

As declarações ocorreram durante a visita oficial de Lula a Moçambique, após sua participação na cúpula do G20, na África do Sul, onde ele já havia defendido que minerais críticos são decisivos para o avanço tecnológico e para a transição energética. Em 2024, o setor de energia foi responsável por 85% do aumento da demanda global por esses recursos, segundo o governo brasileiro.

No G20, Lula falou sobre soberania e política industrial

No G20, Lula reforçou que debater minerais críticos é também discutir soberania: “A soberania não é medida pela quantidade de depósitos naturais, mas pela habilidade de transformar recursos através de políticas que tragam benefícios para a população”.

Para ele, o Brasil deve garantir que a exploração desses recursos gere valor agregado dentro do país — com empregos, tecnologia e indústria.

Estabilidade como chave para atrair investimentos

Durante sua fala em Maputo, Lula também destacou que nenhum país cresce sem estabilidade. Segundo ele, investidores procuram ambientes com segurança política, econômica e social.

Ele elencou cinco pilares que considera indispensáveis para garantir confiança:

  • Estabilidade política
  • Estabilidade econômica
  • Estabilidade fiscal
  • Estabilidade social
  • Previsibilidade

“Ninguém vai investir num país que tem uma guerra a cada três meses”, disse o presidente.



[ad_2]

ICL Notícias

spot_img
spot_img