30.3 C
Manaus
sexta-feira, 4 abril, 2025
InícioBrasilLorazepam: conheça o medicamento que aparece em “The White Lotus“

Lorazepam: conheça o medicamento que aparece em “The White Lotus“

Date:


“Crianças! Alguém de vocês está tomando meus lorazepams?”, Victoria Ratliff, interpretada por Parker Posey, pergunta aos filhos em uma cena da terceira temporada de “The White Lotus”. “Acabei de renovar minha receita e posso dizer que alguns estão faltando”, continua.

A essa altura da série, o espectador sabe que não são os filhos com quem Victoria precisa se preocupar, mas sim o marido, Timothy, vivido por Jason Isaacs .

Em um dos episódios, Victoria diz a Timothy que ele parece cansado e deveria tirar um cochilo, oferecendo a ele um comprimido de seu frasco. “Eles não são viciantes. Eu só os tomo quando preciso. Vocês zombam de mim, mas eles funcionam. Não é grande coisa”, diz ela.

Mas o lorazepam é realmente um grande problema; é um poderoso benzodiazepínico usado para tratar transtornos de ansiedade. Embora possa ser um medicamento muito eficaz, deve ser tomado apenas conforme prescrito por um médico.

A CNN convercou com a dra. Gail Saltz, que atua como professora clínica associada de psiquiatria no New York-Presbyterian Weill Cornell Medical Center, para trazer mais informações sobre lorazepamConfira abaixo.

CNN: Além de ser uma grande fã do programa, você é uma médica que prescreve esse mesmo medicamento. O que você pensou quando o viu entrar na história pela primeira vez?

Saltz: Pensei: “Uau, as pessoas obtêm informações sobre cuidados psiquiátricos — e todos os cuidados médicos — assistindo a programas como esse, e realmente espero que acertem.”

CNN: Para quem o lorazepam é adequado e como ele funciona?

Saltz: Lorazepam está na classe de medicamentos chamados benzodiazepínicos, que é um depressor, e também às vezes chamado de medicamento hipnótico sedativo. Ele funciona aumentando um neurotransmissor no seu cérebro chamado Gaba, e é isso que o torna um tanto sedativo, que é o foco principal do medicamento. Ele é frequentemente usado para tratar ansiedade alta ou pânico de curto prazo – ataques de pânico, especificamente – e até mesmo, às vezes, dificuldade de sono de curto prazo. Benzodiazepínicos em geral são altamente viciantes, tanto fisiológica quanto psicologicamente, o que significa que, com o tempo, a pessoa desenvolve tolerância a esse medicamento. E então os efeitos que você obtém inicialmente – “tenho menos ansiedade” – irão, com a mesma dose, diminuir, e você precisará de mais desse medicamento para ter o mesmo efeito.

CNN: Que tipo de coisas as pessoas com uma prescrição de lorazepam precisam ter em mente quando estão tomando este medicamento?

Saltz: Eles precisam saber os efeitos físicos deste medicamento, que importam em termos de segurança:

  • Sedação: Você provavelmente não deve dirigir um carro ou operar qualquer maquinário pesado.
  • Perda de controle motor: Novamente, maquinário, dirigir. Relaxamento muscular: No mundo da ansiedade, isso é uma coisa boa, mas algo a ser considerado.
  • Tontura: Tome sua primeira dose em um lugar seguro com alguém por perto, para ter certeza de que você está firme e não corre risco de queda com este medicamento.

Eles precisam estar cientes de que se tomado em grandes doses – essencialmente uma overdose – você pode ter o que é chamado de depressão respiratória, o que significa que você para de respirar. É por isso que este medicamento pode ser perigoso se você tomar muito ou – e isso é muito importante – tomá-lo com outros medicamentos que causam sedação no sistema nervoso central, como álcool, opiáceos, barbitúricos, pílulas para dormir e até mesmo alguns anti-histamínicos antigos.

CNN: Qual é o potencial de abuso com lorazepam? Quais são os riscos?

Saltz: Se você está tomando isso para ansiedade, por exemplo, como vemos no programa — e eu diria que Victoria parece estar tomando para ansiedade social, quando ela vai ter que ficar com outras pessoas — o que é diferente de Timothy, que está inundado e em um estado de pânico traumático total e está apenas estourando-os indiscriminadamente. Quando você tem uma resposta positiva, é isso que torna uma droga psicologicamente viciante, o que não é fisiologicamente viciante. Não é perigoso, mas o que faz é fazer você querer tomar mais, certo? Porque a ansiedade é ruim — muito ruim — e quando você pode tomar um medicamento que faz você relaxar e não sentir ansiedade, é positivamente reforçador. Claro que você gostaria de tomar esse medicamento novamente. Ele fez você se sentir melhor.

CNN: Existe alguém que não seria um bom candidato para uma prescrição de lorazepam?

Saltz: Sim, pessoas que precisam de um desses medicamentos de reação cruzada com os quais você está genuinamente preocupado com os efeitos sedativos. Alguém que está abusando do álcool. Alguém que está abusando de outras drogas ou realmente lutou com a sobriedade, com um vício sério. Tentamos encontrar maneiras de contornar a prescrição de outros medicamentos viciantes também.

CNN: Victoria está ciente de quantos comprimidos ela tem — ou deveria ter. Esta é uma receita mais complicada de obter ou preencher do que, digamos, antibióticos?

Saltz: Absolutamente. É considerada uma substância controlada. Geralmente, os médicos podem prescrever lorazepam, mas é um nível diferente de prescrição em que o médico não pode simplesmente ligar para você. Eles vão olhar para quantos estão prescrevendo para você, bem como se — e quantos — reabastecimentos eles ofereceriam a você. Mais ou menos como fazemos com opioides, se um paciente os está consumindo mais rápido do que o previsto pela prescrição, é preciso discutir com o paciente: “Por quê? Para onde isso foi? O que está acontecendo? Você realmente precisa de mais? OK, talvez seja uma subdosagem. Vamos discutir isso. Quais sintomas você está tendo? Ou você está caminhando para a tolerância?” E temos que pensar no que fazer aqui.

CNN: Durante outra cena do programa, vemos Timothy tomando essas pílulas enquanto bebe muito. Isso pode levar a interações muito sérias, certo?

Saltz: Ah, sim. O álcool interage especificamente com benzodiazepínicos. Ambos afetam o sistema GABA. Ambos podem causar, por si só, depressão respiratória e morte – o que significa que você para de respirar e morre. Mas juntos, eles são o que chamamos de sinérgicos, o que significa que cada um deles tem mais desse efeito do que os dois sozinhos. Então é perigoso. É por isso que eles dizem para você não beber quando estiver tomando lorazepam. Então sim, ele está batendo neles. E você sabe, não seria uma reviravolta na trama se Timothy não acordasse de manhã. A propósito, você vê Victoria – depois que seu lorazepam desaparece, porque Timothy o roubou completamente – agora bebendo muito mais. E isso provavelmente ocorre porque, além de estar estressada com [spoiler redigido], ela não tem a medicação para cobri-la, então ela está bebendo.

CNN: No mesmo episódio, Timothy rouba a arma de um segurança que ele esqueceu de trancar – e depois o vemos seriamente pensando em suicídio. Embora não estejamos dentro da cabeça de (criador, escritor e diretor do programa) Mike White, a ideação suicida é um efeito colateral potencial conhecido dessa droga, ou você acha que isso é mais provavelmente o resultado de tudo o mais que Timothy está passando?

Saltz: Lorazepam por si só não causa ideação suicida, mas é desinibidor – ou seja, pensamentos que podem vir à sua mente, que você pode dizer: “Oh, não, não, não. Eu não quero esse pensamento. Não posso ter esse pensamento”, e eu o afasto. Sua capacidade de suprimi-lo realmente não está lá. Então, quaisquer pensamentos que você esteja tendo seriam desinibidos. A situação de Timothy, por si só, causaria depressão. A depressão leva à ideação suicida. Outra característica do lorazepam que está contribuindo para isso é basicamente o mau funcionamento cognitivo. O lorazepam literalmente desacelera seus pensamentos. É chamado de desaceleração do pensamento. E ao desacelerar seus pensamentos, sua capacidade de resolver problemas — que ele claramente precisa agora — é prejudicada. E então ele provavelmente está sentindo que não consegue pensar em uma saída para nada agora, e esta é uma situação muito terrível.

CNN: Agora que Timothy roubou todo o frasco de remédio de Victoria, ela vai sentir algum sintoma de abstinência? Como isso se parece?

Saltz: A questão será: com que frequência Victoria estava tomando esse lorazepam? Esta era uma receita que era basicamente como, “Aqui estão 30 lorazepam para o mês”? Se ela sabe, “Vou jantar e tenho que ficar em um resort e socializar com outras pessoas, e isso me faz entrar em pânico, posso tomar um lorazepam para o jantar, e ficarei bem”, mas ela não está tomando durante o dia ou em qualquer outro momento, ela provavelmente não é viciada. Ela provavelmente está bem do ponto de vista fisiológico. Se alguém que está tomando lorazepam com mais regularidade interrompe abruptamente este medicamento depois de ser tolerante a ele ou viciado – o que pode ser uma questão de apenas algumas semanas – você pode ter um pico na pressão arterial. Você pode ter uma série de sentimentos muito miseráveis semelhantes aos da gripe, confusão e, na verdade, essas coisas podem chegar ao nível de causar a morte. É um medicamento muito sério para estar ciente de seu potencial de abuso fácil, mesmo em uma pessoa que não tem intenção de abusar dele. Ainda temos que ver no enredo se isso vai acontecer, mas é algo com que eu, como psiquiatra, tenho me preocupado enquanto assisto.

CNN: Algumas pessoas, em consulta com seu médico, certamente se beneficiarão de uma prescrição de lorazepam. Mas nem todo mundo com ansiedade precisa desse medicamento. Quais são algumas outras maneiras testadas e comprovadas de controlar a ansiedade?

Saltz: Se você luta contra a ansiedade, há muitas ferramentas de enfrentamento que você pode criar em seu dia que o ajudarão a controlá-la e não chegar ao nível de um transtorno de ansiedade. Elas vão desde coisas como uma prática regular de respiração profunda ritmada, relaxamento muscular progressivo, 30 minutos de exercícios aeróbicos por dia com sua frequência cardíaca elevada, conversar com alguém sobre o que quer que esteja lhe deixando ansioso. Pode ser alguém que o apoie em seu mundo. Pode ser um terapeuta. Eu sempre digo que essa deve ser sua primeira parada.

CNN: Um personagem principal morre no final de cada temporada de “The White Lotus”. Você quer deixar registrado quem você acha que vai morrer nesta temporada? Restam apenas dois episódios!

Saltz: Não sei por que estou dizendo isso exatamente. É apenas um sentimento geral de gestalt. Mas sinto uma sensação triste como, qual é o nome da namorada de Rick de novo? Chelsea! Ela é a única personagem pela qual talvez eu possa sentir alguma compaixão no programa. Chelsea é uma espécie de alma perdida, uma pessoa decente – aparentemente, até agora, certo? Coisas ruins continuam acontecendo com Chelsea, e ela está anunciando que isso realmente tem um significado para ela. Ela está antecipando coisas ruins. E então, não sei se eles estão prenunciando-a dessa forma, mas para mim, está ressoando como, você sabe – eles nunca eliminam as pessoas realmente horrendas.



Fonte: CNN Brasil

spot_img
spot_img