Animal ameaçado de extinção foi encontrado no Parque Nacional das Montanhas Rochosas do Colorado; causa da morte é investigada


Tudo sobre Estados Unidos
Biólogos do Colorado Parks and Wildlife confirmaram a morte de mais um lobo cinzento de coleira solto no Colorado (EUA). O animal foi encontrado no Parque Nacional das Montanhas Rochosas em 20 de abril.
Não há informações sobre como a loba morreu, mas o Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA vai investigar o caso por se enquadrar na Lei de Espécies Ameaçadas de Extinção.
Identificada como 2514-BC, ela foi uma dos 15 lobos cinzentos capturados na Colúmbia Britânica e soltos nos condados de Eagle e Pitkin em janeiro. A medida faz parte do Plano de Restauração e Gestão do Lobo do Colorado.

Esta é pelo menos a sexta morte entre os lobos reintroduzidos. Os falecimentos têm sido associadas a causas naturais, com exceção de um caso no Wyoming (EUA), em que fazendeiros mataram um lobo por atacar ovelhas.
Entenda o caso
- De acordo com o Colorado Parks and Wildlife (CPW), responsável pela gestão do plano, os lobos habitavam a região até chegarem no ponto de extinção por caça na década de 1940;
- O Estado vem testando a reintrodução após aprovação de medida eleitoral em 2020;
- A soltura é realizada em terras estatais ou privadas, com permissão, que possuam habitat e caça para apoiá-los, de acordo com o jornal Colorado Sun;
- Os esforços, no entanto, ainda enfrentam ampla oposição de fazendeiros e organizações de caçadores.
Entre os lobos reintroduzidos na natureza, sete tinham entre três e quatro anos e dois entre quatro e cinco anos, sendo oito fêmeas e sete machos. A expectativa de vida média da espécie nas Montanhas Rochosas é de três a quatro anos.
Leia mais:
Por onde andam os demais?
Com o rastreio realizado por coleiras, os animais foram observados em nas montanhas do norte e do centro do Colorado, de acordo com a última atualização. Eles passaram por bacias hidrográficas de grandes centros populacionais, como Denver, Boulder e Estes Park.
Uma das lobas realizou mais de 1,97 mil quilômetros de peregrinação desde a soltura, em janeiro, nos condados de Pitkin e Eagle. “Lobos podem viajar e viajam longas distâncias, muitas vezes, muito rapidamente”, informa o comunicado.
O Colorado tem acordos com os vizinhos Utah, Novo México e Arizona para que os lobos sejam devolvidos após eventuais capturas. Segundo a CPW, o objetivo é “proteger a integridade genética do lobo-cinzento-mexicano, subespécie distinta encontrada no Arizona e no Novo México”.


Colaboração para o Olhar Digital
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.
Fonte: Olhar Digital