29.3 C
Manaus
domingo, 4 maio, 2025
InícioBrasilLady Gaga no Rio: jovem envolvido em plano de ataque é apreendido...

Lady Gaga no Rio: jovem envolvido em plano de ataque é apreendido em SP

Date:


Um adolescente, de 16 anos, foi apreendido por ser considerado membro de uma célula que dissemina discurso de ódio na internet. O grupo planejava um ataque ao público LGBTQIA+ durante o show da Lady Gaga, que aconteceu neste sábado (3), na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.

A apreensão ocorreu no bairro Vila Jockey Clube, em São Vicente, no litoral paulista, durante a Operação Fake Monster. O jovem confirmou à polícia ser o responsável por perfis que publicam mensagens de ódio, mas negou qualquer envolvimento em ameaças de atentado, inclusive às relacionadas ao show.

Ainda no local, foram apreendidos um computador, um celular, um HD externo, um cartão de memória e um videogame. O adolescente foi liberado na presença do pai, que acompanhou toda a ação.

A Secretaria de Segurança Pública (SSP-SP) e a Polícia Civil, por meio do Núcleo de Observação e Análise Digital (Noad), cumpriram mais três mandados de busca e apreensão em apoio à corporação carioca.  Eles foram cumpridos nas cidades de Cotia e Vargem Grande Paulista, na Grande São Paulo, e resultaram na apreensão de celulares, notebooks, videogames e outros dispositivos eletrônicos.

De acordo com a SSP, o material será encaminhado para perícia e as investigações continuam para identificar outros envolvidos e esclarecer o alcance da atuação do grupo.

Operação Fake Monster 

A “Operação Fake Monster”, conduzida pela Polícia Civil em colaboração com o Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), desarticulou o plano de ataque a bomba de um homem e um adolescente durante o show da cantora.

As investigações revelaram que o grupo extremista, do qual ambos faziam parte, recrutava participantes, inclusive menores de idade, para orquestrar ataques coordenados com explosivos improvisados e coquetéis molotov. O objetivo, segundo apurado, era obter reconhecimento nas redes sociais através desse “desafio coletivo”.

Durante a operação, o homem apontado como líder da organização criminosa foi detido em flagrante, no Rio Grande do Sul, por porte ilegal de arma de fogo. No Rio de Janeiro, o adolescente foi apreendido por envolvimento no esquema e por armazenamento de pornografia infantil.

O alerta sobre as atividades do grupo partiu da Subsecretaria de Inteligência (Ssinte) da Polícia Civil, que identificou a crescente radicalização de adolescentes online. Os investigados promoviam em plataformas digitais a disseminação de crimes de ódio, automutilação, pedofilia e conteúdos violentos, utilizando tais práticas como forma de integração e desafio entre os jovens.

A operação cumpriu 15 mandados de busca e apreensão em diversas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso, com o intuito de desmantelar completamente o grupo. Nos endereços dos alvos, foram apreendidos dispositivos eletrônicos e outros materiais que serão analisados para o avanço das investigações.

As investigações continuam para identificar outros possíveis envolvidos e desmantelar a rede criminosa que utilizava o ambiente virtual para incitar a violência.



Fonte: CNN Brasil

spot_img
spot_img
Sair da versão mobile