30.3 C
Manaus
quinta-feira, 1 maio, 2025
InícioMundoJustiça proíbe cobrança da Apple na App Store após processo da Epic...

Justiça proíbe cobrança da Apple na App Store após processo da Epic Games

Date:


A juíza Yvonne Gonzalez Rogers tomou uma decisão histórica na disputa entre a Apple e a Epic Games. Agora, a big tech não pode mais cobrar taxas sobre compras feitas fora de aplicativos. E também não pode impedir que desenvolvedores indiquem aos usuários como fazer essas compras externas.

Essa vitória é importante para a Epic Games, desenvolvedora do Fortnite, que trava uma longa batalha judicial contra a Apple. Além disso, pode transformar o mercado global de aplicativos. Mas a big tech anunciou que vai recorrer da decisão da juíza.

Epic Games vence disputa contra a Apple na Justiça… por ora

A decisão proíbe a Apple de cobrar taxas ou comissões sobre compras feitas fora de seus aplicativos. Além disso, a empresa não pode restringir como os desenvolvedores apresentam links ou botões para essas compras.

  • A única interferência permitida à Apple será uma mensagem neutra avisando o usuário que ele vai sair do aplicativo que estiver usando.
Ícone da App Store da Apple ao lado de ícone da Epic Games
Vitória é significativa para a Epic Games, que trava uma longa batalha judicial contra a Apple (Imagem: mundissima/Shutterstock)

O CEO da Epic Games, Tim Sweeney, comemorou a decisão numa postagem no X. E prometeu devolver o jogo Fortnite à App Store dos Estados Unidos já na próxima semana.

Sweeney ainda propôs um acordo global: se a Apple adotar o modelo sem taxas no mundo todo, a Epic encerrará todos os processos atuais e futuros sobre o tema.

Gambiarra da Apple

Até então, a Apple ficava com 30% das compras feitas dentro dos aplicativos. Após decisão judicial de 2021, a Apple passou a permitir compras externas. Mas criou outra taxa, esta de 27%. Isso gerou revolta entre desenvolvedores, incluindo a Epic.

“No fim das contas, a Apple tentou manter uma fonte de receita bilionária em clara violação à ordem deste tribunal”, destacou a juíza Gonzalez Rogers.

Ícone da App Store na tela inicial de um iPhone colocado ao lado de logotipo da marca em aparelho
Após decisão judicial de 2021, a Apple passou a permitir compras fora de aplicativos – mas criou taxa de 27% (Imagem: Tada Images/Shutterstock)

Phil Schiller, chefe da App Store, sugeriu cumprir a decisão judicial. Porém, o CEO da Apple, Tim Cook, preferiu seguir o conselho do CFO Luca Maestri, adotando a taxa de 27%.

“Pensar que este tribunal toleraria tamanha insubordinação foi um erro grosseiro de cálculo”, disse a juíza (íntegra da decisão judicial). O caso também foi encaminhado ao Departamento de Justiça dos EUA (DOJ) para avaliar uma possível ação criminal por desacato.

Importância e próximos passos

Essa decisão pode mudar o mercado de aplicativos mundo afora. Isso porque pode permitir que desenvolvedores ganhem mais e paguem menos taxas à Apple. “Agora os desenvolvedores e consumidores terão mais liberdade para conseguir ofertas melhores”, afirmou Sweeney.

Mão de homem segurando isolado Apple iPhone 15 Pro Max com tela inicial IOS 18 na tela
Decisão da Justiça pode mudar o mercado de aplicativos mundo afora (Imagem: DenPhotos/Shutterstock)

A Apple disse discordar fortemente da decisão. Olivia Dalton, porta-voz da big tech, afirmou que a ordem judicial será cumprida enquanto a empresa entra com recurso.

A batalha judicial entre Epic e Apple começou em 2020, quando a Epic acusou a Apple de práticas anticompetitivas ao cobrar taxas altas e obrigar desenvolvedores a usar seu sistema de pagamentos.

Leia mais:

A App Store representa uma parcela importante dos quase US$ 100 bilhões que a Apple ganha anualmente com serviços. A decisão da Justiça é uma vitória para a Epic, mas esta novela ainda não acabou. A ver o que vai acontecer nos próximos capítulos.






Fonte: Olhar Digital

spot_img
spot_img
Sair da versão mobile