Agora dá para gravar áudios de até cinco minutos no Instagram; “Ver transcrição” vai começar a aparecer nas mensagens de voz

Agora dá para gravar áudios de até cinco minutos no Instagram, anunciou a Meta, dona da rede social. Além disso, você vai poder pedir para o Instagram transcrever mensagens de voz.
São novidades bem-vindas tanto para quem gosta de mandar áudios quanto para quem não gosta de ouvi-los. No entanto, vale ressaltar: nem sempre a inteligência artificial (IA) da Meta consegue transcrever todo o conteúdo do áudio. Ou transcrever tudo certo.
Transcrição, áudios mais longos, ‘Seguir todos’: as novidades recentes do Instagram
Até então, o limite para áudios no Instagram era um minuto. Os novos recursos começaram a chegar para usuários na quinta-feira (22). Ou seja, vão aparecer gradualmente ao longo dos próximos dias. O objetivo é “facilitar a conexão com amigos”, diz a Meta.

Além do limite maior, o botão “Ver transcrição” vai aparecer embaixo dos áudios mandados no Instagram. Vai funcionar igual ao recurso já disponível no WhatsApp – você toca nele e deixa a IA da Meta trabalhar.
Quando você tocar na opção pela primeira vez, vai aparecer uma explicação sobre como a transcrição funciona. Veja abaixo:

‘Seguir todos’
O Instagram vai ganhar outra função que pode ser bem útil para usuários sociáveis: “Seguir todos“. Ela vai aparecer quando te colocarem num grupo com pessoas que você não segue.
Ao acessar a página que mostra quem está no grupo, você não vai mais precisar tocar no botão “Seguir” um a um se quiser seguir todo mundo. Vai bastar tocar em “Seguir todos”, no topo da lista. Então, a plataforma faz o trabalho pesado para você.
Leia mais:
A Meta anunciou novo acordo de energia solar, garantindo 650 MW de capacidade em projetos desenvolvidos pela fornecedora de energia AES nos estados do Texas e Kansas, ambos nos Estados Unidos.

Segundo o TechCrunch, serão 400 MW instalados no Texas e 250 megawatts no Kansas, destinados a alimentar os data centers da empresa, que vêm se expandindo rapidamente para suportar suas crescentes operações com inteligência artificial (IA).
Energia solar, um dos focos da Meta em 2025
- Com este, já são quatro os acordos solares fechados pela Meta em 2025, todos no Texas;
- Os contratos anteriores incluem projetos de 595 MW, 505 MW e dois de 200 MW cada;
- A escolha do Texas não é por acaso: o estado liderou a instalação de nova capacidade solar nos EUA em 2023 e 2024, favorecido por clima ensolarado, licenciamento rápido e conexões eficientes à rede elétrica.
Saiba mais sobre o novo acordo de energia solar da Meta nesta matéria do Olhar Digital.
Pedro Spadoni é jornalista formado pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Já escreveu para sites, jornal e revista. No Olhar Digital, onde escreve sobre (quase) tudo.
Fonte: Olhar Digital