27.3 C
Manaus
quinta-feira, 12 fevereiro, 2026
InícioBrasilIbovespa supera históricos 161 mil pontos

Ibovespa supera históricos 161 mil pontos

Date:

[ad_1]

O Ibovespa retomou o ritmo de fortes ganhos nesta terça-feira (2) e ultrapassou, pela primeira vez, os 161 mil pontos, embalado principalmente pelo desempenho das grandes blue chips. O índice avançou 1,56%, encerrando a sessão aos 161.092 pontos, nova máxima histórica — superando o recorde da última sexta-feira.

No câmbio, o dólar à vista recuou 0,54%, para R$ 5,3303, refletindo maior apetite ao risco.

Mas o que está acontecendo com o Ibovespa na reta final deste ano? Os investidores estão de olhos nas decisões sobre os juros nos Estados Unidos e no Brasil, que ocorrem na próxima semana.

Por lá, os mercados apostam em queda dos juros, enquanto por aqui há expectativa de manutenção da taxa básica de juros, a Selic, em 15% ao ano, conforme sinalização do presidente do Banco Central brasileiro, Gabriel Galípolo.

Entre as ações, Vale e Petrobras sustentaram o bom humor do Ibovespa. A mineradora anunciou novas projeções de produção e manteve estimativa de 360 milhões de toneladas para 2030, enquanto o minério em Dalian avançou 0,5%. Já a Petrobras subiu mesmo com a queda do Brent, após comunicar a expansão da Refinaria Abreu e Lima em parceria com o Porto de Suape. Na ponta positiva da Bolsa brasileira, CVC e Vamos lideraram as altas, com ganhos superiores a 6%.

Em segundo plano, a produção industrial de outubro cresceu apenas 0,1%, abaixo da expectativa de 0,5%. O dado reforçou a leitura de desaceleração da atividade, alimentando projeções de que o Banco Central poderá iniciar cortes de juros somente no começo de 2026.

O dia também foi marcado por tensões políticas. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, cancelou a sabatina de Jorge Messias para o STF (Supremo Tribunal Federal), ampliando o desgaste entre Congresso e governo. Paralelamente, o presidente Lula (PT) conversou por telefone com o presidente dos EUA, Donald Trump, e pediu avanço nas negociações sobre tarifas de 40% aplicadas a produtos brasileiros. Trump confirmou uma “boa conversa”, mencionando temas de comércio e sanções.

Mercado externo

Os indicadores de Wall Street seguiram animados com a possibilidade do Federal Reserve cortar juros em dezembro. As ações de Inteligência Artificial subiram.

O Dow Jones aumentou 0,39%; o S&P 500, +0,25%; e o Nasdaq, +0,59%.



[ad_2]

ICL Notícias

spot_img
spot_img