25.3 C
Manaus
sábado, 14 fevereiro, 2026
InícioBrasilIbovespa fecha em queda com recuo do petróleo

Ibovespa fecha em queda com recuo do petróleo

Date:

[ad_1]

ouça este conteúdo

00:00 / 00:00

1x

O Ibovespa encerrou o pregão desta quarta-feira (3) com queda de 0,34%, aos 139.864 pontos, refletindo uma combinação de fatores externos e domésticos que trouxeram cautela aos investidores. No câmbio, o dólar também recuou, com baixa de 0,32%, cotado a R$ 5,45.

Entre os principais vetores de queda do índice, destaque para o desempenho das ações da Petrobras, penalizadas pela desvalorização do petróleo no mercado internacional. A expectativa de que a OPEP+ — grupo que reúne grandes produtores da commodity — anuncie, em sua próxima reunião no domingo, um aumento na oferta de barris para 2025 pressionou as cotações do petróleo para baixo.

Com isso, os papéis ordinários da Petrobras (PETR3) recuaram 1,06%, enquanto os preferenciais (PETR4) caíram 0,86%. No setor, Brava Energia (BRAV3) liderou as perdas, com queda de 2,97%.

O setor financeiro também sofreu influência negativa. As principais instituições bancárias brasileiras operaram sob pressão após informações de que receberam uma carta do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos cobrando esclarecimentos sobre o cumprimento da Lei Magnitsky — legislação usada para impor sanções a agentes estrangeiros acusados de corrupção ou violações de direitos humanos. O episódio ganhou repercussão após a aplicação da lei ao ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, em julho.

No Brasil, os investidores acompanham os dados da produção industrial, divulgados no mesmo dia, como complemento à leitura do PIB (Produto Interno Bruto), que veio ligeiramente acima das expectativas, apesar de indicar uma economia em desaceleração. O resultado ajuda o mercado a recalibrar as expectativas sobre o rumo da taxa Selic nas próximas reuniões do Banco Central.

No balanço do dia, Banco do Brasil (BBAS3) caiu 0,69%, Itaú (ITUB4) perdeu 0,86%, Santander (SANB11) recuou 0,07% e Bradesco (BBDC3) destoou com leve alta de 0,14%.

Indicadores dos EUA e dados locais no radar

Do lado macroeconômico, o cenário externo também trouxe incertezas. O relatório JOLTS de emprego nos EUA mostrou que o número de vagas abertas em julho foi de 7,2 milhões — abaixo da expectativa de 7,4 milhões e inferior ao resultado de junho. A desaceleração no mercado de trabalho pode indicar alívio na pressão inflacionária, mas ainda exige cautela.

O Livro Bege, publicado pelo Federal Reserve, também trouxe sinais de alerta. Segundo o documento, alguns distritos americanos relataram inflação ao consumidor em patamares elevados, agravada pela política tarifária do ex-presidente Donald Trump. O cenário ganhou ainda mais atenção com a repercussão da reunião de Trump com a Suprema Corte dos EUA, relacionada à legalidade das tarifas comerciais recíprocas implementadas durante sua gestão.

 



[ad_2]

spot_img