25.3 C
Manaus
terça-feira, 17 fevereiro, 2026
InícioBrasilIbovespa despenca 2,10% com pressão sobre setor bancário

Ibovespa despenca 2,10% com pressão sobre setor bancário

Date:

[ad_1]

ouça este conteúdo

00:00 / 00:00

1x

O Ibovespa fechou com forte baixa nesta terça-feira (19), caindo 2,10% e encerrando o pregão aos 134.432 pontos. Foi a segunda maior queda do ano do indicador.

O movimento foi liderado pelas ações do setor financeiro, com destaque para Banco do Brasil ON (BBAS3), que recuou 6,03%, seguido por Santander (SANB11, -4,88%) e B3 (B3SA3, -4,79%). Também registraram perdas significativas Itaú (ITUB4, -3,84%) e Bradesco (BBDC4, -3,43%).

No mercado de câmbio, o dólar ficou 1,2% mais caro frente ao real, cotado a R$ 5,50.

O tombo do índice, segundo agentes do mercado, refletiu o aumento da aversão ao risco após um novo desdobramento no campo político. A decisão do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Flávio Dino, de tentar barrar as sanções impostas pelos Estados Unidos ao ministro Alexandre de Moraes, acendeu alertas no mercado.

A interpretação do famigerado mercado é que a decisão de Dino pode levar o STF a aplicar punições às instituições que acatem as sanções aplicados pelos Estados Unidos contra Moraes.

Além disso, os investidores interpretaram o gesto como sinal de um possível recrudescimento nas relações diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos, o que elevou a percepção de instabilidade institucional. Será que o mercado financeiro também age como biruta de aeroporto?

Dino que ordens judiciais e executivas de governos estrangeiros não têm eficácia no Brasil, a menos que sejam homologadas, o que ampliou a polêmica em torno da Lei Magnitsky.

O despacho de Dino, emitido em um caso ligado à tragédia de Mariana (MG), estabeleceu o que juristas classificam como uma obviedade em termos de soberania: nenhum país cumpre automaticamente determinações externas sem passar por um processo legal interno, como ocorre nos pedidos de extradição.

Mas, apesar do caráter técnico e esperado, a manifestação ganhou novas proporções ao ser associada à Lei Magnitsky, que prevê sanções internacionais contra autoridades acusadas de corrupção ou violações de direitos humanos.

Mercado externo

As bolsas de Wall Street se incomodaram com mais uma decisão do governo do presidente Donald Trump, que, na surdina, ampliou a tarifa sobre metais. Isso em meio a um sentimento que já era de cautela com os investidores à espera do que vai falar Jerome Powell, presidente do Fed (Federal Reserve) na sexta-feira (22), no simpósio anual em Jackson Hole.

O Dow Jones subiu apenas 0,02%, aos 44.922,39 pontos; o S&P 500 caiu 0,58%, aos 6.411,46 pontos; e o Nasdaq, -1,46%, aos 21.314,95 pontos.



[ad_2]

spot_img