[ad_1]
ouça este conteúdo
00:00 / 00:00
1x
O Ibovespa fechou a segunda-feira (18) com alta de 0,72%, aos 137.321,64 pontos, um ganho de 980,87. Já o dólar à vista (USDBRL) encerrou as negociações do dia a R$ 5,4344, com alta de 0,67%, acompanhando as movimentações geopolíticas.
No Brasil, o IBC-Br (Índice de Atividade Econômica) do Banco Central avançou 0,3% no período de abril a junho deste ano, na comparação com os três primeiros meses do ano. O resultado, divulgado hoje pelo BC, veio ajustado sazonalmente, para eliminar efeitos típicos de cada período.
A desaceleração é expressiva em relação ao desempenho do primeiro trimestre, quando o índice avançou 1,5%. Ainda assim, foi o oitavo trimestre consecutivo de crescimento da atividade econômica, segundo o Banco Central.
Na avaliação de economistas, o indicador mostra que a economia brasileira está desacelerando, reduzindo as pressões inflacionárias.
O Boletim Focus, também divulgado pelo BC, mostrou que, pela primeira vez desde janeiro deste ano, o mercado financeiro reduziu a expectativa de inflação para 2025 a um patamar inferior a 5%. Segundo a publicação, a previsão caiu de 5,05% para 4,95%.
A queda foi influenciada pelo tarifaço do governo de Donald Trump sobre produtos brasileiros, que, segundo analistas, pode desacelerar a atividade econômica e reduzir pressões inflacionárias.
Falando em tarifaço, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou em um evento hoje que as negociações tarifárias entre Brasil e Estados Unidos estão travadas porque Washington tenta impor uma condição que, segundo ele, é “constitucionalmente impossível” para o país.
No campo corporativo, a Vale (VALE3) caiu 0,23%, com minério de ferro em baixa, enquanto a Petrobras (PETR4) subiu 0,63%, aproveitando a alta do petróleo internacional. Os bancos também subiram em bloco, ajudando a sustentar a alta do Ibovespa.
Mercado externo
As bolsas de Wall Street fecharam no modo cautela, antes do discurso anual do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, na cúpula do banco central em Jackson Hole. Com a agenda de indicadores esvaziada hoje por lá, os agentes focam nas questões geopolíticas e na possibilidade de uma janela de oportunidades para redução das taxas de juros nos EUA.
O Dow Jones caiu 0,08%, aos 44.912,19 pontos; o S&P 500, -0,01%, aos 6.449,16 pontos; e o Nasdaq, +0,03%, aos 21.629,77 pontos.



