Na manhã desta terça-feira, 6, o presidente estadual do Movimento Democrático Brasileiro (MDB-RR), Romero Jucá, fez um apelo para que o terreno ocupado pela maternidade de lona do Governo de Roraima seja liberado, permitindo assim que a Prefeitura de Boa Vista inicie as obras de ampliação do Hospital da Criança Santo Antônio.
A obra de ampliação do Hospital da Criança Santo Antônio corre o risco de não acontecer devido à ocupação do terreno pelo improvisado centro de maternidade do Governo do Estado.
A Prefeitura de Boa Vista tem um prazo legal para iniciar a ampliação do Hospital da Criança até o final deste ano. No entanto, caso não consiga cumprir o prazo, a gestão municipal perderá recursos no valor de R$ 5 milhões, além da oportunidade de expandir a unidade.
A fim de resolver essa questão, a Prefeitura já solicitou a liberação do terreno ao Governo do Estado, porém ainda não obteve resposta. Com o risco iminente de prejuízo à população, o presidente do MDB-RR, Romero Jucá, fez um apelo ao Governo Estadual.
“Eu destinei mais de R$ 5 milhões para a Prefeitura realizar a ampliação do Hospital da Criança há mais de dois anos. Isso é importante para atender nossas crianças. No entanto, se a obra não começar até o final do ano, a Prefeitura perderá os recursos”, declarou Romero Jucá.
Segundo Jucá, a Prefeitura cedeu o terreno durante a pandemia para abrigar o Hospital de Campanha. Contudo, o Hospital de Campanha encerrou suas atividades, e há dois anos o local é ocupado pelo Governo para abrigar a Maternidade.
O acordo inicial era manter a estrutura de lona até a conclusão da reforma do prédio próprio da Maternidade. No entanto, o atraso nas obras governamentais agora ameaça também a ampliação do Hospital da Criança.
“Faço um apelo ao Governo do Estado para realocar, pelo menos, parte da área administrativa da Maternidade e assim liberar o espaço para a Prefeitura iniciar a obra do Hospital da Criança”, afirmou Jucá.
A Prefeitura ainda não recorreu ao judiciário, de acordo com Romero Jucá, pois essa medida poderia acarretar prejuízos ainda maiores para todos. “Se o Governo não resolver essa situação, provavelmente teremos que buscar uma solução judicial. No entanto, essa não é uma situação para briga, é uma situação que exige uma solução em prol de nossas crianças”.
O Hospital da Criança Santo Antônio é a única unidade pediátrica e gratuita de Roraima, atendendo crianças de todo o estado e até mesmo de países vizinhos. Segundo dados da Prefeitura de Boa Vista, nos primeiros meses deste ano, o hospital realizou 16.796 atendimentos gerais e registrou 1.120 internações até março.
Nos últimos anos, a administração municipal realizou reformas e ampliações em todos os oito blocos do Hospital, com a maior parte dos recursos garantidos por Romero Jucá. Atualmente, a unidade está passando por uma expansão na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que resultará em 13 novos leitos, elevando o total de vagas na UTI de 15 para 28.