33.3 C
Manaus
quinta-feira, 17 abril, 2025
InícioPolíticaFux dá 15 dias para Gustavo Gayer explicar ofensas contra Gleisi –...

Fux dá 15 dias para Gustavo Gayer explicar ofensas contra Gleisi – CartaCapital

Date:



O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, deu o prazo de 15 dias para o deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) explicar suas ofensas contra a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT).

Na sua queixa-crime, Gleisi pede que o bolsonarista seja condenado por difamação e injúria e pague uma reparação de 30 mil reais por danos morais. Segundo a defesa da ex-presidenta do PT, o ataque de Gayer “aumenta não somente o clima de violência política, mas a misoginia em ambiente político que deveria prezar pela igualdade em todos os sentidos”.

O processo foi protocolado no STF após, Gayer usar suas redes sociais para perguntar ao líder da bancada petista na Casa, Lindbergh Farias (RJ), se ele aceita que Lula “ofereça” Gleisi, sua namorada, aos presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).

O bolsonarista se manifestou após Lula dizer que escolheu uma “mulher bonita” para chefiar a articulação política com o Congresso Nacional. O deputado do PL comparou o chefe do Executivo a um “cafetão” que oferece a um cliente uma “garota de programa”.

Após a repercussão negativa, o bolsonarista negou ter sido machista com a ministra da SRI e mandou uma mensagem de texto a Alcolumbre com explicações, mas ficou sem resposta.

Além de Gleisi, Lindbergh entrou com duas ações na Justiça contra o deputado, uma no STF e outra na Procuradoria Geral da República. O PT, por sua vez, acionou o Conselho de Ética da Câmara para pedir a cassação de Gayer.



Por:Carta Capital

spot_img
spot_img