Nesta terça-feira (13), 9,429 milhões de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) receberam notificações no aplicativo Meu INSS.
O aviso informa sobre o desconto de entidade associativa no benefício. A notificação também alerta que a partir de quarta-feira (14), o aposentado ou pensionista poderá informar se autorizou ou não o débito. Veja como é a notificação.
O beneficiário deve informar o INSS por meio do aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135.
“Ele simplesmente vai clicar e falar: ‘Esse desconto eu não reconheço, eu não autorizei, eu não dei autorização para aquela associação fazer isso’”, disse o presidente do INSS, Gilberto Waller, em coletiva de imprensa na sexta-feira (9).
“Não autorizem ninguém a falar com o INSS. O contato é direto, não precisa se socorrer de intermediários. Ninguém fala no INSS a não ser o próprio cidadão. Não caia em novos golpes”, completou.
Caso o cidadão não reconheça o desconto, o sistema automaticamente acionará a associação para justificar a cobrança.
Veja como baixar o aplicativo oficial Meu INSS:
- Acesse a loja de aplicativos do seu celular
- No campo de busca, digite ‘Meu INSS’
- Clique no botão ‘Instalar’
- Aceite os termos de uso
- O acesso ao Meu INSS é feito por meio da conta gov.br
- Clique no botão ‘Autorizar’ para que o aplicativo tenha acesso aos seus dados
Também é possível acessar o Meu INSS por meio do computador. A entrada é feita por meio do gov.br.
Os descontos fraudulentos aparecem nos históricos de créditos dos beneficiários, documento equivalente ao contracheque, sob diversas nomenclaturas.
Podem ser identificados como:
- “Contrib.”;
- “AASAP”;
- “Mensalidade”;
- “Débito”;
- “Desconto”, seguidos de números ou códigos.
O valor médio dos descontos indevidos é de aproximadamente R$ 40,70, podendo chegar até 1% do teto do Regime Geral de Previdência Social. Em 2025, esse limite máximo é de R$ 81,57 por mês.
Como identificar e cancelar descontos
Para verificar se foi vítima da fraude, o beneficiário deve acessar o aplicativo ou site do Meu INSS, fazer login e buscar pelo “extrato de contribuição”.
Neste documento, deve-se procurar por “mensalidade associativa” e identificar quando os descontos começaram, qual entidade está realizando os descontos e o valor descontado.
Para cancelar os descontos futuros, o beneficiário pode excluir a mensalidade diretamente no site ou aplicativo.
Para recuperar os valores já descontados, é necessário entrar em contato com o 0800 da associação responsável ou enviar um e-mail para acordo.mensalidade@inss.gov.br.
Fraude no INSS: saiba se você foi vítima e como recuperar dinheiro
Fonte: CNN Brasil