28.3 C
Manaus
terça-feira, 27 maio, 2025
InícioMundoFósseis revelam que humanos antigos habitaram ilha isolada

Fósseis revelam que humanos antigos habitaram ilha isolada

Date:


Cientistas encontraram mais de 6.700 fósseis de animais em uma ilha artificial na Indonésia, incluindo restos de dois crânios de hominídeos. Além de revelar um mundo submerso ‘perdido’, a descoberta mostra que a ilha não estava tão isolada quanto se pensava e abre novas portas para entender a migração dos humanos antigos.

O estudo foi publicado em quatro partes na revista Quaternary Environments and Humans e levanta a possibilidade de contatos até então desconhecidos entre espécies ancestrais diferentes.

Fósseis submersos revelam passado da ilha artificial

Até agora, a única evidência de fósseis de humanos antigos era na ilha de Java, na Indonésia. Acreditava-se que, há mais de 130 mil anos, quando o nível do mar estava 100 metros abaixo do que está hoje, o Homo erectus saiu de Java e viveu em mais ilhas da ‘Sundaland’.

Como explicou o site Science Alert, Sunda é a maior plataforma submersa do mundo. No passado, ela era um fio de terra entre o continente asiático e as ilhas Bornéu, Sumatra e Java. No entanto, os fósseis encontrados anteriormente estavam restritos à Java.

Plataforma de Sunda, onde ficam as ilhas (Imagem: listfiles/Kanguole/Wikimedia Commons/CC BY-SA 4.0)

A pesquisa encontrou mais exemplares, em sua maioria de animais. Eles estavam em um vale fluvial submerso em um estreito entre duas ilhas de Sundaland, que com o tempo foi preenchido com areia fluvial.

De acordo com a pesquisa, os exemplares datam de cerca de 140 mil anos atrás. Nessa época, Sundaland parecia a savana africana, com presença de hipopótamos, crocodilos, elefantes, grandes felinos e animais com casos. A maioria já está extinta na região.

Você pode acessar os estudos separadamente aquiaquiaqui e aqui.

Comparação entre resto de crânio submerso (esquerda) e o crânio de um H. erectus (direita) [Imagem: Berghuis et al., QEH , 2025]

Descoberta revela segredos sobre migração humana

Entre os fósseis de animais, havia restos de dois exemplares de crânios de Homo erectus. A descoberta revela que a população humana antiga não estava isolada apenas em Java, mas viveu entre as ilhas da região.

Segundo Harry Berghuis, arqueólogo e autor principal das pesquisas, isso mostra que os humanos se dispersaram do continente asiático para Java. Os H. erectus podem até ter entrado em contato com outras espécies que viviam na Ásia, como os neandertais e denisovanos.

O estudo deu mais detalhes:

  • Como falamos, o local se assemelhava à savana africana. Por ser uma região seca, é provável que os humanos tenham permanecido nos rios de Sundaland, que forneceriam água potável e oferta de peixes para alimentação;
  • Os hominídeos também podem ter aproveitado para caçar outros grandes animais selvagens que se alimentavam ou se hidratavam nos rios;
  • Em comunicado, Berghuis afirmou que marcas de cortes nos fósseis de tartarugas aquáticas e ossos quebrados de bovinos indicam caça e consumo dos animais.

Leia mais:

As descobertas ajudam a levantar hipóteses sobre os hábitos de humanos antigos e sobre a migração e contato dos nossos ancestrais. Inclusive, se realmente houve contato entre os Homo erectus e outras espécies, é possível que haja troca genética. Porém, essa possibilidade ainda precisa de mais evidências.




Fonte: Olhar Digital

spot_img
spot_img