30.3 C
Manaus
quinta-feira, 12 fevereiro, 2026
InícioBrasilForças Armadas da Venezuela reconhecem Delcy Rodríguez como presidente interina

Forças Armadas da Venezuela reconhecem Delcy Rodríguez como presidente interina

Date:

[ad_1]

As Forças Armadas da Venezuela divulgaram neste domingo (4) uma nota oficial em que reconhecem a vice-presidente Delcy Rodríguez como presidente interina do país.

O posicionamento ocorre após decisão da Câmara Constitucional da Suprema Corte venezuelana, que determinou no sábado (3) que Rodríguez assuma o comando do Executivo na ausência de Nicolás Maduro.

No comunicado, os militares afirmam que o governo interino garantirá a governabilidade do país e que a instituição seguirá mobilizada para a defesa nacional, a manutenção da ordem interna e a preservação da paz. O texto destaca ainda a ativação de um plano de prontidão operacional.

“O objetivo é integrar os elementos do Poder Nacional na missão de confrontar a agressão imperial, formando um único bloco de combate para assegurar a liberdade, a independência e a soberania da nação”, diz o documento.

A nota é assinada pelo ministro da Defesa, Vladimir Padrino López, e traz uma mensagem com forte tom ideológico, exaltando o legado do ex-presidente Hugo Chávez e reafirmando lealdade ao projeto bolivariano.

Críticas aos Estados Unidos

No mesmo comunicado, as Forças Armadas condenam a operação realizada pelos Estados Unidos que resultou na captura de Nicolás Maduro e de sua esposa, Cilia Flores. A ação é classificada pelos militares como um “sequestro covarde”.

Segundo Padrino López, integrantes da equipe de segurança presidencial, além de soldados e civis, teriam morrido durante a operação americana. Ele descreveu as mortes como “assassinatos a sangue frio”.

Ainda no sábado, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou em entrevista que “muitos cubanos” morreram durante a ação, alegando que eles integravam a equipe de segurança de Maduro. O presidente norte-americano, no entanto, não apresentou mais detalhes sobre as circunstâncias das mortes.



[ad_2]

ICL Notícias

spot_img
spot_img
Sair da versão mobile