Foguete Eris seria o primeiro a ser lançado em órbita a partir do solo australiano; voo será remarcado para as próximas semanas

A Gilmour Space Technologies – companhia aeroespacial australiana – teve um atraso em sua primeira tentativa de lançamento. O momento seria histórico, inaugurando o primeiro foguete lançado da Austrália a entrar em órbita e levaria um recipiente com Vegemite, uma “geleia” popular no país.
A empresa relatou que uma falha elétrica ocorreu nos sistemas terrestres. O grupo chegou a identificar o problema, mas ficou sem tempo de implementar a solução e fazer o lançamento no mesmo dia. Após os ajustes, o foguete Eris deverá ser lançado nas próximas semanas.
O incidente ocorreu antes do abastecimento e não houve feridos. A equipe relata que não ocorreram danos no veículo ou na estrutura de lançamento. “O problema era com um sistema de energia externo que usamos durante as verificações do sistema”, disse a chefe de comunicações Michelle Gilmour em uma entrevista à agência AFP.

Leia mais:
Eris será lançado de uma base próxima à cidade de Bowen, cerca de dois mil quilômetros de Camberra, a capital australiana. O foguete tem 23 metros de altura e, se for bem-sucedido, será o primeiro a entrar em órbita a partir de uma base na Austrália.
“Ficaremos felizes se ele decolar — 10, 20, 30 segundos de voo: fantástico”, disse o diretor-executivo Adam Gilmour.
O foguete atualmente está no Prédio de Montagem de Veículos, onde a equipe técnica tem analisado os dados para entender profundamente a causa da falha. Assim que a operação for concluída, uma nova janela de lançamento será anunciada pela companhia.

Samuel Amaral de Oliveira é redator(a) no Olhar Digital
Fonte: Olhar Digital