28.3 C
Manaus
terça-feira, 27 maio, 2025
InícioBrasilFestival da Cunhã reúne mais de 30 mil pessoas, arrecada cerca de...

Festival da Cunhã reúne mais de 30 mil pessoas, arrecada cerca de 30 toneladas de alimentos e viabiliza plantio de 758 árvores

Date:

Evento, idealizado por Isabelle Nogueira e a Mynd, foi um sucesso, promovendo sustentabilidade e valorização da cultura amazônica, levando 100 influenciadores para divulgar a experiência única em Manaus (AM)

A primeira edição do Festival da Cunhã foi um sucesso absoluto! O projeto de Isabelle Nogueira realizado pela Mynd, com a produtora Pump, no dia 24 de maio, em Manaus (AM), superou todas as expectativas e se consolidou como um marco cultural e sustentável. Idealizado pela influenciadora e embaixadora do Festival Folclórico de Parintins, o evento reuniu mais de 30 mil pessoas na Arena da Amazônia, para prestigiar as apresentações de artistas regionais e o grande show da dupla Maiara & Maraísa.

“Foi um sonho realizado. O Festival da Cunhã nasceu da vontade de mostrar a força da mulher amazônida, a beleza da nossa cultura e a potência que é o Norte do Brasil. Ver tantas pessoas reunidas, celebrando a nossa identidade com respeito e entusiasmo, me enche de orgulho e esperança. E posso dizer que isso é só o começo. 2026 vem aí com ainda mais força!”, deseja a anfitriã.

O espetáculo foi muito além da música. Com o propósito de valorizar as raízes indígenas e nortistas, a programação dos convidados da cunhã-poranga do Boi Garantido incluiu uma série de experiências que proporcionaram uma imersão profunda na floresta amazônica. Um grupo de 100 influenciadores e artistas de diversas regiões do Brasil participaram da vivência, para promoverem as riquezas da região norte do Brasil.

O roteiro iniciou no dia 22, com uma deliciosa feijoada de boas-vindas no Uiara Amazon Resort, hotel flutuante às margens do Rio Negro. Na manhã seguinte, as celebridades tiveram um encontro com os botos-cor-de-rosa, em visita à plataforma flutuante Jacaré Ubal. O almoço foi na comunidade indígena Cipiá, seguido de uma imersiva visita ao Museu do Seringal. À noite, foi oferecido um jantar com comidas típicas do Amazonas, em que Isabelle fez uma apresentação surpresa caracterizada de cunhã-poranga.

Já no sábado, os famosos fizeram um city tour pela capital manauara, passando pelo Centro Histórico, que foi recentemente revitalizado pela prefeitura, e uma visita guiada pelo luxuoso Teatro Amazonas. O momento mais esperado do passeio, o Festival da Cunhã, foi aberto com uma belíssima queima de fogos no estádio, emocionando as milhares de pessoas presentes e os artistas no enorme palco.

“Ontem foi especial demais no Festival da Cunhã. Que alegria reencontrar com vocês que fazem parte da nossa história. O carinho, essa energia surreal e esse evento lotado, foi incrível! Manaus, vocês moram no nosso coração. Já estamos com saudade. Até breve!!! Obrigada, Festival da Cunhã! Obrigada, Amazonas”, declarou a dupla Maiara & Maraísa.

O compromisso com o meio ambiente foi uma prioridade na festa. Em parceria com a Tree Earth e comunidades ribeirinhas, o evento compensou as emissões de carbono por meio do plantio de 758 árvores nativas em áreas degradadas. As mudas irão para as comunidades do Lago do Puraquequara, utilizando a plataforma da startup com uma tecnologia desenvolvida na própria Amazônia para proteger a floresta com protagonismo local.

Cada uma das árvores será registrada por meio de aplicativo, garantindo o monitoramento via celular e emissão de certificado blockchain, que gera um “token verde”, com total transparência, rastreabilidade e impacto ambiental real. A Tree Earth é a desenvolvedora do app que promove o reflorestamento remunerado e monitorado por satélite, reforçando a inovação como aliada na preservação da floresta.

Outro destaque foi o caráter social e sustentável do festival. A entrada do grande público foi feita mediante a doação de alimentos, resultando em quase 30 toneladas arrecadadas e distribuídas para comunidades em situação de vulnerabilidade. Todas as etapas do evento priorizaram práticas sustentáveis, reforçando o compromisso com o meio ambiente e com a população local.

As marcas tiveram papel fundamental no sucesso do Festival da Cunhã. Os patrocinadores oficiais, Petite Jolie e Embelleze, trouxeram ativações que destacaram a força da cultura amazônica. A Embelleze lançou a Coleção Especial Natucor Óleos da Amazônia, inspirada na biodiversidade da floresta, com um comercial exclusivo em rede nacional de TV. O evento ainda contou com o apoio da cerveja Brahma, da agência Vai Voando, do Manaus Airport e da marca Rexona, que contribuíram para a realização de uma estrutura completa, acolhedora e acessível.

Além de contar com o Assaí Atacadista como parceiro fundamental na troca de alimentos por ingressos da pista solidária, o evento também impulsionou a economia local por meio de uma praça de alimentação e uma feira de artesanato. Desde vendedores ambulantes até empresários estabelecidos, todos tiveram oportunidade de comercializar seus produtos e sentiram o impacto positivo do projeto.

Marta Nunes, que teve um espaço de vendas na área externa da Arena da Amazônia, compartilhou sua experiência com entusiasmo. “Vendi muito na área externa da Arena da Amazônia. Você e seus projetos ousados impactam verdadeiramente a vida de milhares de pessoas que nem você talvez se dê conta”, elogia a empresária.

spot_img
spot_img