Encontrada nos jardins, ela libera compostos que atuam como repelentes naturais, tornando o ambiente menos atrativo para as baratas

Quem nunca enfrentou problemas com baratas em casa? Existem diversos produtos que prometem acabar com as infestações, mas, em alguns casos, estes insetos conseguem dar um jeito de se manterem vivos.
Se você já passou por isso aí vai uma boa notícia. Uma planta pode ser extremamente promissora para afastar os animais da sua residência.
E o melhor de tudo é que ela pode ser encontrada facilmente nos jardins.
Método eficaz contra os insetos
Em entrevista ao portal Metrópoles, a bióloga Nathália Coelho, da Universidade Católica de Brasília, explicou que a lavanda pode ser muito eficaz no combate aos insetos. Ela afirmou que a planta, além de seu aroma agradável, libera compostos voláteis que atuam como repelentes naturais, tornando o ambiente menos atrativo para as baratas.

Existem diversas maneiras de afastar os animais. Uma das opções é o uso do óleo essencial de lavanda, que pode ser diluído em água e aplicado com um borrifador em áreas escuras ou próximas a ralos. Essa aplicação cria uma barreira aromática que interfere no comportamento das baratas, afastando-as sem causar danos.
Outra alternativa é o uso de sachês com flores secas de lavanda, que podem ser colocados em armários e despensas. Além disso, adicionar algumas gotas de óleo essencial à água de limpeza ajuda a manter o ambiente menos propício para a presença desses insetos.
Leia mais

Limpeza é fundamental
- Apesar de comprovadamente eficaz, Nathália Coelho ressalta que a lavanda não resolve infestações graves de baratas.
- Em casos assim, é essencial buscar métodos mais abrangentes de controle de pragas.
- Outras medidas também podem ajudar a evitar que se chegue neste cenário.
- Entre elas, manter a cozinha sempre limpa, sem restos de alimentos expostos.
- Selar frestas e rachaduras em paredes e pisos, que podem servir de entrada para as baratas, também é uma dica importante.
- Além disso, armazenar alimentos em recipientes herméticos e reparar vazamentos de água impedem a criação de ambientes propícios para os insetos.

Colaboração para o Olhar Digital
Alessandro Di Lorenzo é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.
Fonte: Olhar Digital