27.3 C
Manaus
quinta-feira, 12 fevereiro, 2026
InícioPolíticaEsquenta Batukbaile estreia novo formato e reforça protagonismo da cultura preta no...

Esquenta Batukbaile estreia novo formato e reforça protagonismo da cultura preta no Sul — Brasil de Fato

Date:

[ad_1]

A proposta nasce do desejo de manter a pulsação da pista acesa entre as grandes edições do Batukbaile, reconhecido por afirmar a cultura negra por meio da música, da dança e da ocupação dos espaços urbanos.

“Somos um encontro de ritmos negros que oferece, a partir de diferentes formatos, celebração, pertencimento e fortalecimento para a população. A partir disso surgiu o novo formato de Esquenta: termos um espaço de celebração entre edições Batukbaile para que o público não precise aguardar dois ou três meses pro encontro de grande porte. Esse formato se manterá em 2026 e estamos comprometidos a promover novos tipos de experiências coletivas que valorizam a cena cultural a partir do ser e fazer negro no Sul do Brasil”, afirma Annelise Borges, diretora executiva e criativa do projeto.

A edição de estreia acontece no dia 18 de outubro, no Cinetheatro 772, em Porto Alegre, e recebe até 500 pessoas. Mantendo o tradicional palco 360°, o formato aproxima ainda mais artistas e público, reafirmando o senso de comunidade que tornou o Batukbaile um dos movimentos mais simbólicos da cultura preta na região.

Mantendo o tradicional palco 360°, o formato aproxima ainda mais artistas e público, reafirmando o senso de comunidade que tornou o Batukbaile um dos movimentos mais simbólicos da cultura preta na região – Foto: Divulgação / @silveirame | Divulgação/ @silveirame

“Nos Esquentas, todos os line-ups são formados exclusivamente por artistas da cena local. Essa escolha reafirma o compromisso da Batukbaile com o fortalecimento da cena preta regional, criando mais oportunidades para que DJs e performers possam mostrar suas pesquisas e potências nas pistas”, explica Rafael Barcellos, diretor artístico e técnico.

Segundo ele, essa perspectiva se amplia com a nova edição do Open CDJ, voltada exclusivamente para mulheres negras, cis e trans, fortalecendo os espaços de formação e visibilidade. “O palco 360 também se mantém, agora em uma proporção que aproxima ainda mais o público de quem ocupa as pick-ups, reforçando a troca e o senso de comunidade que fazem da pista um espaço de celebração coletiva.”

O line-up da noite celebra a diversidade sonora que atravessa tempos e territórios:
Open CDJ (23h–00h)
Savannah (00h–1h30)
Pajú B2B Baddie Loma (1h30–4h)
DJ Resenha (4h–6h)

Serviço:

18 de outubro, das 23h às 6h

Cinetheatro 772 — Av. Cristóvão Colombo, 772, Porto Alegre

Ingressos disponíveis no Shotgun.

[ad_2]

Fonte: Brasil de Fato

spot_img
spot_img