24 C
Manaus
sábado, 17 maio, 2025
InícioBrasilEspecialista: gripe aviária atinge granja comercial no Brasil pela 1ª vez

Especialista: gripe aviária atinge granja comercial no Brasil pela 1ª vez

Date:


O Brasil pode perder entre 15% e 20% de suas exportações de carne de frango devido ao recente caso de influenza aviária detectado em uma granja comercial no Rio Grande do Sul. Fernando Iglesias, coordenador de mercados da consultoria Safras & Mercado, apresentou essa estimativa inicial durante uma entrevista ao CNN Prime Time desta sexta-feira (16).

Segundo Iglesias, a China, que representa cerca de 10% das vendas brasileiras de carne de frango, e a Europa, responsável por aproximadamente 5%, já confirmaram a suspensão das importações. Somando-se a isso os fechamentos regionais que ocorrerão em relação ao Rio Grande do Sul, o percentual de perda nas exportações pode chegar a 20%.

Medidas de contenção e recuperação do mercado

Apesar da preocupação, o especialista ressalta que o setor está agindo com seriedade e rapidez para contornar a situação e restabelecer o fluxo normal de comércio. Iglesias enfatiza que o Brasil é referência global em biosseguridade e que este é o primeiro foco em granjas comerciais do país desde que a doença começou a circular no mundo em 2006.

“O Brasil deve retomar assim muito em breve essa corrente de comércio normal e seguir como o grande exportador de carne de frango do mundo”, afirma Iglesias, destacando que todos os protocolos sanitários estão sendo cumpridos, incluindo o sacrifício das aves da granja afetada.

Impacto no mercado interno

Quanto ao mercado interno, Iglesias explica que a indústria deve adotar como primeiro passo o aumento da estocagem de produtos congelados em câmaras frias e contêineres, mantendo-os até que o fluxo normal de comércio seja restabelecido.

Ele ressalta que, quanto mais rápido o problema for resolvido, menos danosa será a situação para a cadeia produtiva.

O especialista também tranquiliza a população brasileira quanto ao consumo de produtos avícolas, afirmando que é extremamente seguro e deve acontecer normalmente. “A proteína de altíssima qualidade e baixo custo precisa estar na dieta da população”, conclui Iglesias.

Com o Rio Grande do Sul sendo o terceiro maior produtor e exportador de carne de frango do país, os estados do Paraná e Santa Catarina, primeiro e segundo colocados respectivamente, já estão adotando medidas mais severas para evitar problemas em seus territórios, demonstrando a seriedade com que o setor está tratando a situação.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.



Fonte: CNN Brasil

spot_img
spot_img