30.3 C
Manaus
sábado, 14 fevereiro, 2026
InícioPolítica'Enem dos Concursos' será aplicado neste domingo (5); veja as regras

‘Enem dos Concursos’ será aplicado neste domingo (5); veja as regras

Date:

[ad_1]

No próximo domingo (5), será realizada a segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU). No total, 760 mil candidatos concorrerão a 3.652 vagas, em 32 órgãos da administração pública federal, para cargos de níveis médio, técnico e superior, com salários iniciais que variam entre R$ 4 mil e R$ 16,4 mil, conforme o cargo e a escolaridade exigida.

Documentos

Ainda que não seja obrigatório, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), responsável pelo exame, recomenda que os candidatos levem o cartão de confirmação de inscrição no dia para facilitar o acesso ao local de prova. Para acessar o documento, é necessário acessar o site em que foi realizada a inscrição, o inscricao-cpnu.conhecimento.fgv.br, com os dados da conta gov.br e clicar na Área do Candidato.

Para identificação, é obrigatório portar documento original com foto. Cópias, mesmo autenticadas, não serão aceitas. Aqueles que optarem por documentos digitais devem apresentá-los nos aplicativos oficiais – prints e fotos não são permitidos. 

Entre as opções válidas, estão as carteiras expedidas pelos Comandos Militares, Secretarias de Segurança Pública, Institutos de Identificação e Corpos de Bombeiros. Também são aceitas as carteiras emitidas por órgãos fiscalizadores de exercício profissional, como Ordens e Conselhos, além do cartão de identidade do trabalhador.  

O passaporte brasileiro e o certificado de reservista ou dispensa de incorporação, desde que contenha foto, são igualmente válidos. As carteiras funcionais do Ministério Público e aquelas expedidas por órgãos públicos que tenham valor de identidade por Lei Federal também serão aceitas, assim como a carteira de trabalho e a Carteira Nacional de Habilitação com foto, conforme o modelo previsto em lei. 

Certidões de nascimento, CPF e título de eleitor sem foto não são válidos. Carteiras de motorista sem foto, carteiras de estudante e carteiras funcionais sem valor de identidade também serão recusadas. Além disso, documentos ilegíveis, não identificáveis ou danificados não serão aceitos 

Pessoas indígenas não podem apresentar o Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI), normalmente expedido logo após o nascimento e usado como substituto temporário da certidão de nascimento.  

O que pode ou não levar

Os candidatos também devem estar atentos a uma série de normas sobre o que pode ser levado ou não para realização do exame. Entre os itens autorizados, estão canetas esferográficas de tinta preta e feitas com material transparente. É recomendado que participantes levem mais de uma unidade, já que não será fornecido material pela organização e a comunicação entre participantes é vetada durante a prova.

permitido levar lanches, desde que as embalagens estejam lacradas. Para a hidratação, a preferência deve ser por garrafas transparentes e sem rótulo. Vale ressaltar que o concurso será realizado em dois turnos. A recomendação, portanto, é de que seja planejada alimentação para o dia todo.

São expressamente proibidos aparelhos eletrônicos como celulares, tablets e relógios. Esses itens deverão ser desligados e guardados em envelopes porta-objetos fornecidos pelos fiscais. O uso de bonés, chapéus, gorros, óculos escuros, protetores auriculares e fones de ouvido também não é permitido durante a aplicação do exame.

Como será a prova?

A prova objetiva contará com questões de múltipla escolha divididas entre conteúdos gerais (como português, raciocínio lógico e atualidades) e específicos de cada área. Para cargos de nível superior, serão 90 questões (30 gerais e 60 específicas), enquanto para nível intermediário serão 68 (20 gerais e 48 específicas).

Os portões serão abertos às 11h30 e fechados às 12h30 (horário de Brasília). As provas terão início às 13h, com duração de cinco horas para os cargos de nível superior (até às 18h) e de três horas e meia para os de nível intermediário (até às 16h30). Os candidatos deverão permanecer na sala por, no mínimo, duas horas, e só poderão levar o caderno de questões caso a saída ocorra na última hora do período previsto para cada nível.

A prova discursiva está marcada para 7 de dezembro de 2025 e será aplicada apenas aos candidatos aprovados na primeira fase. O conteúdo e o formato da avaliação variam conforme a área de atuação e o nível de escolaridade exigido. Para cargos de nível superior, serão cobradas duas questões discursivas, com duração de três horas (das 13h às 16h). Já para nível intermediário, a etapa consistirá em uma redação dissertativa-argumentativa, a ser realizada em duas horas, das 13h às 15h.

Cronograma

Prova objetiva: 5/10/2025, das 13h às 18h
Convocação para prova discursiva: 12/11/2025
Convocação para confirmação de cotas e PcD: 12/11/2025
Envio de títulos: de 13 a 19/11/2025
Prova discursiva (para habilitados na 1ª fase): 7/12/2025
Procedimentos de confirmação de cotas: de 8 a 17/12/2025
Divulgação da 1ª lista de classificação: 30/1/2026

[ad_2]

Fonte: Brasil de Fato

spot_img
spot_img