31.3 C
Manaus
segunda-feira, 7 abril, 2025
InícioBrasilEnem 2025: MEC disponibiliza em Libras edital sobre taxa de isenção

Enem 2025: MEC disponibiliza em Libras edital sobre taxa de isenção

Date:


O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), disponibilizou na Língua Brasileira de Sinais (Libras) o edital que trata da isenção da taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. 

Os vídeos estão disponíveis no canal do Inep no YouTube e orientam os participantes quanto às justificativas de ausência no Enem 2024 para quem faltou às provas da última edição. 

Os editais em Libras fazem parte da Política de Acessibilidade e Inclusão do Inep, que busca ampliar as oportunidades de participação da sociedade em seus exames e avaliações. 

Como pedir a isenção da taxa do Enem 

Os interessados deverão pedir a isenção pela Página do Participante com o login único do Gov.br até o dia 25 de abril. Quem não lembrar a senha da conta poderá recuperá-la seguindo as orientações da própria plataforma. O Inep prevê a gratuidade para pessoas que se enquadram nos seguintes perfis: 

  • Quem está matriculado na 3ª série do ensino médio (neste ano de 2025), em escola pública; 
  • Quem fez todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada; 
  • Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem de família de baixa renda com registro no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico). 

Quem não compareceu aos dois dias de Enem em 2024 precisa justificar a ausência – também na Página do Participante – caso queira participar da edição de 2025 gratuitamente. O prazo também vai até o dia 25 de abril. 

 Confira o cronograma:

  • 14/04 a 25/04 – Solicitação de isenção da taxa/Justificativa de ausência
  • 12/05 – Resultado das solicitações de isenção da taxa/Justificativa de ausência
  • 12/05 a 16/05 – Período de recursos
  • 22/05 – Resultado dos pedidos de recurso 

Enem: Veja mentiras que ninguém deveria acreditar sobre o exame



Fonte: CNN Brasil

spot_img
spot_img