24.1 C
Manaus
sexta-feira, 16 maio, 2025
InícioMundoDoodle do Google faz menção à lua minguante de maio

Doodle do Google faz menção à lua minguante de maio

Date:


Como ocorreu em outros doodles especiais sobre nosso satélite natural, a versão da vez é um jogo interativo

lua_minguante_maio_google-1920x800.png
Game está tanto no site oficial de doodles, como na página inicial do Google (Imagem: Reprodução/Google)

Compartilhe esta matéria

Nesta sexta-feira (16), o Google publicou, em sua página de busca, um doodle interativo dedicado à Lua minguante de maio.

Assim como em outros doodles especiais sobre a Lua, a versão da vez é um jogo interativo, no qual o jogador testa seus conhecimentos sobre nosso satélite natural.

Game do Google sobre a lua minguante
Game visa testar os conhecimentos dos jogadores sobre a Lua (Imagem: Reprodução/Google)

Como é o doodle que celebra a Lua minguante?

  • O novo doodle é um jogo de cartas;
  • Nele, o jogador precisa mostrar seus conhecimentos sobre as fases da Lua;
  • As cartas são dispostas em um tabuleiro, sendo que a “inteligência artificial (IA)” “Lua” (sua adversária) começa jogando;
  • O jogador marca pontos ao marcar pares idênticos, como a Lua minguante, cheia, etc.;
  • Além dos pares, conexões entre mais de duas cartas também dão pontos;
  • Cada combinação dá uma quantidade de pontos diferente;
  • O jogo só termina quando o tabuleiro estiver completo e cada jogador ganha pontos extras ao final;
  • Ao todo, são três níveis de jogabilidade para se “chegar à Lua”.

Leia mais:

Na página oficial do doodle, o Google explica o básico do jogo. Além disso, a gigante das buscas disponibiliza um papel de parede especial para smartphones e PCs para que o usuário acompanhe o calendário lunar de 2025.

Calendário lunar do Google
Google traz calendário lunar gratuito para usuários (Imagem: Google)

Google apresenta IA que promete ser a mais inteligente

O Google revelou sua nova inteligência artificial (IA) que desenvolve algoritmos para aplicações matemáticas e práticas em computação. O AlphaEvolve é alimentado por modelos de linguagem grande (LLM’s, na sigla em inglês) e será usado para descoberta e otimização de algoritmos de uso geral.

O agente combina recursos criativos de resolução de problemas dos modelos Gemini com avaliadores automatizados que verificam as respostas e aprimoram ideias promissoras, segundo a big tech.

A empresa diz que o AlphaEvolve aprimorou a eficiência dos data centers, do design de chips e dos processos de treinamento de IA do próprio Google na fase de testes. Além disso, ajudou a projetar algoritmos de multiplicação de matrizes mais rápido e a encontrar novas soluções para problemas matemáticos.

Google combinando tecnologias

  • Em 2023, a empresa demonstrou, pela primeira vez, como grandes modelos de linguagem podem gerar funções escritas em código de computador para ajudar a descobrir conhecimento novo e comprovadamente correto sobre um problema científico aberto;
  • Agora, segundo o Google, o AlphaEvolve pode ir além da descoberta de funções únicas para evoluir bases de código inteiras e desenvolver algoritmos muito mais complexos;
  • A tecnologia utiliza o modelo mais rápido e eficiente da empresa até agora, o Gemini Flash, que maximiza a amplitude das ideias exploradas, enquanto o modelo Gemini Pro proporciona “profundidade crítica com sugestões perspicazes”.

Quando teremos acesso?

O Google diz que está trabalhando para criar uma interface de usuário amigável para interações com o AlphaEvolve. A ideia é lançar um Programa de Acesso Antecipado para usuários acadêmicos selecionados que poderão explorar a ferramenta.

Leia a matéria completa aqui

Rodrigo Mozelli

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.



Fonte: Olhar Digital

spot_img
spot_img
Sair da versão mobile