Após análise, os pesquisadores determinaram que o fóssil não correspondia a nenhuma espécie de dinossauro conhecida

Um grupo de paleontólogos fez uma descoberta impressionante em Portugal. Eles desenterram um fóssil que pertence a um dinossauro herbívoro até então desconhecido que viveu no planeta há cerca de 150 milhões de anos.
Os pesquisadores explicaram que este animal antigo se caracteriza por uma boca bicuda e um corpo robusto. A espécie recém-descoberta não recebeu um nome devido ao material limitado recuperado até agora.
Ossos não correspondiam a nenhuma espécie conhecida
- Apesar dos mistérios, os cientistas afirmam que a descoberta evidência que havia uma diversidade maior de dinossauros no Jurássico Superior do que se acreditava.
- Eles também destacaram a importância da Europa nos eventos de diversificação e dispersão desta nova espécie.
- O novo dinossauro herbívoro seria parente dos iguanodontianos e foi encontrado em camadas rochosas da era jurássica na Bacia Lusitana de Portugal, uma região rica em fósseis do período.
- Após análise, os pesquisadores determinaram que os ossos não correspondiam a nenhuma espécie conhecida.
- As conclusões foram descritas em estudo publicado no Journal of Systematic Palaeontology.
Leia mais
Dinossauros teriam migrado entre continentes
Os pesquisadores estimam que o dinossauro era extraordinariamente pesado e robusto em comparação com outras espécies que viviam na mesma área. Eles relatam que os ossos demonstram que ainda há muito a ser descoberto sobre o período.

A equipe também ficou surpresa com a localização de fêmures menores e isolados. Isso indica que restos de animais de diferentes faixas etárias foram encontrados, sugerindo uma próspera comunidade desta nova espécie.
Por fim, os cientistas identificaram que o animal recém-descoberto compartilha semelhanças com as espécies iguanodontianas da América do Norte e da Europa. Eles acreditam que a Península Ibérica teria servido como uma ponte para a travessia entre os continentes.

Colaboração para o Olhar Digital
Alessandro Di Lorenzo é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital
Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.
Fonte: Olhar Digital