28.3 C
Manaus
sábado, 29 março, 2025
InícioAmazonasdesconfiança na gestão de Lula cresce no Norte e Centro-Oeste

desconfiança na gestão de Lula cresce no Norte e Centro-Oeste

Date:


15 de março de 2025

Letícia Misna – Da Cenarium

MANAUS (AM) – Pesquisa divulgada pelo Ipsos-Ipec revelou que 66% dos moradores da Região Norte e Centro-Oeste não confiam na atual gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Os números foram divulgados nessa sexta-feira, 14.

Em relação ao Norte, o crescimento foi de 10% em comparação à última avaliação publicada pelo Instituto Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec), em dezembro de 2024, quando o percentual de desconfiança na região era de 56%.

(Fonte: Ipsos-Ipec)

Quanto ao quesito “aprovação da forma como o presidente administra o País“, também houve um aumento na desaprovação entre nortistas: desde dezembro de 2024, o número subiu de 50% para 59%.

(Fonte: Ipsos-Ipec)

Já em “avaliação, apenas 6% da Região Norte classificou o governo como “ótimo“, e 29% como “péssima“. Em 2024, “ótimo” aparecia com 8%, e “péssimo” com 20%.

(Fonte: Ipsos-Ipec)
Outros recortes

Em recorte por escolaridade no Brasil, o atual nível de desconfiança em Lula entre pessoas que estudaram até o Ensino Fundamental é de 47%, enquanto entre cidadãos com Ensino Médio e Ensino Superior é de 63% e 65%, respectivamente.

Entre os gêneros feminino e masculino, o número é de 56% de desconfiança para mulheres, e 61% para homens. Para católicos, esse percentual aparece como 48%, evangélicos 70%, e outras religiões 66%.

LEIA TAMBÉM:

Esquerda e direita

A pesquisa também levou em conta a opinião de pessoas que votaram em Lula (PT) ou em Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno das Eleições de 2022.

Eleitores de Lula:

  • 75% confiam em seu governo e 23% não confiam;
  • 74% aprovam e 23% desaprovam;
  • 16% classificaram como “ótimo” e 7% como “péssimo”.

Eleitores de Bolsonaro:

  • 8% confiam no Governo Lula e 91% não confiam;
  • 10% aprovam e 88% desaprovam;
  • 1% classificaram como “ótimo” e 55% como “péssimo”.

Em 2022, Lula obteve a maioria dos votos válidos em três Estados da Região Norte, sendo eles Amazonas, Pará e Tocantins, enquanto Bolsonaro venceu em Roraima, Rondônia, Acre e Amapá, conforme dados do Superior Tribunal Eleitoral (STE).

Queda na avaliação

Em termos gerais, a avaliação sobre a administração de Lula tem caído desde que começou a ser feita, em março de 2023. Em 12 meses, a visão negativa sobre o governo, antes se apresentando com o menor percentual, foi elevada e agora aparece em destaque.

(Fonte: Ipsos-Ipec)

A pesquisa Ipsos-Ipec – Avaliação da Atuação do governo federal foi realizada entre os dias 7 e 11 de março de 2025, com 2 mil eleitores, em 131 municípios brasileiros.



Fonte: Agência Cenarium

spot_img
spot_img